Amor e Sexo

Impotência sexual : mitos e verdades

Por Redação Doutíssima 29/12/2014

Causada principalmente por questões emocionais, a impotência sexual não se limita apenas à falta de capacidade de manter uma ereção ou disfunção erétil. Falta de desejo sexual ou orgasmo e ejaculação precoce ou retardada são alguns dos outros sintomas dessa condição.

Tão temida entre os homens, por ser associada diretamente a sua masculinidade, ela é mais comum do que eles pensam e afeta mais de 30 milhões de brasileiros. Descubra seus mitos e verdades e deixe de se preocupar.

impotencia-sexual

Há muitos mitos comumente associados à impotência masculina. Foto: iStock, Getty Images

Mitos sobre a impotência sexual

 

Não alcançar ou não conseguir manter uma ereção uma vez ou esporadicamente não é sinal de impotência sexual. Essa situação só é considerada um problema para os médicos quando o homem se encontra totalmente incapaz de atingir a ereção ou somente consegue sustentar ereções curtas. Enquanto  as falhas representarem apenas 20% das tentativas, ou seja, uma em cinco, elas são consideradas normais, e não são motivo para maiores preocupações.

Ao contrário do que a cultura popular afirma, o tamanho do pênis não influencia na potência sexual. A única possível relação, que pode desencadear a impotência sexual, é no caso de o homem ter baixa autoestima por acreditar ter um pênis pequeno, por exemplo. Porém, nesse caso, a disfunção poderia ser ocasionada por qualquer outra insatisfação como deformações físicas, sobrepeso ou outros problemas estéticos que afetem a sua confiança.

Embora o problemas de disfunção erétil se tornem mais corriqueiros com a idade, é errado afirmar que os idosos não são capazes de ter uma ereção completa. O que acontece é que, com o avanço da idade, aumenta a probabilidade de aparecimento de doenças ligadas à impotência, como problemas cardiovasculares e hipertensão.

Os homens que querem fugir disso devem investir em hábitos saudáveis diários, praticando exercícios físicos, tendo uma boa alimentação e evitando o cigarro.

 

Verdades sobre a impotência sexual

 

É correto dizer que fatores psicológicos influenciam na capacidade sexual masculina. Um momento de forte estresse, ansiedade, cansaço físico e insegurança são alguns dos fatores que podem contribuir para a impotência sexual.

A depressão também pode ocasionar o problema, uma vez que um de seus sintomas é fazer com que o indivíduo perca o interesse pelas coisas, inclusive o sexo. Ainda é possível que alguns remédios antidepressivos provoquem o efeito colateral de diminuir a libido.

A bebida alcoólica em excesso age inibindo a ação do sistema nervoso central, diminuindo seu funcionamento, o que pode ocasionar a disfunção erétil. Quando consumida moderadamente, a bebida possui efeitos positivos, pois diminui a ansiedade, melhora o humor e, por vezes, aumenta a confiança, ajudando o homem a relaxar e curtir o momento sem maiores preocupações.

O tabagismo, por fim, é outro vilão quando se fala em impotência sexual. O que acontece é que o cigarro obstruiu os vasos sanguíneos, responsáveis, entre outras coisas, por levar sangue aos corpos cavernosos do pênis, permitindo a ereção. O sedentarismo atua da mesma forma, ocasionando o enrijecimento dos vasos sanguíneos por meio de depósitos de gordura, colesterol alto, hipertensão, entre outros fatores.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!