Ainda que a carne vermelha seja importante na alimentação, não precisa ser um item constante em seu cardápio. A carne encontrada em vários tipos de peixe pode ser muito mais saudável. O segredo está em aprender a adaptar o seu paladar.
Peixe é rico em benefícios
Quase todas as pessoas sabem que comer peixe faz bem para a saúde. Mas você já se perguntou o porquê disso? A verdade é que esse animal é uma grande fonte de elementos importantíssimos para nossa alimentação.
Por exemplo, nele você é capaz de encontrar gordura ômega 3, vitamina D e selênio, bem como altas concentrações de proteínas e baixos níveis de gordura saturada. Não surpreende que o seu consumo esteja associado a diversos benefícios para a saúde.
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine, comer peixe de uma a duas vezes por semana é capaz de reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), depressão, mal de Alzheimer e outros problemas médicos crônicos.
A saúde dos olhos também é favorecida com o consumo de diferentes tipos de peixe. Conforme um estudo publicado na revista médica Lancet, a carne desse animal dá proteção contra a degeneração macular – uma das principais causas de problemas de visão e cegueira em indivíduos mais velhos.
Para quem tem dificuldades para dormir, ele pode ser igualmente benéfico. Especialistas indicam que uma das principais causas para esse tipo de desordem é a carência de vitamina D e uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine sugere que a ingestão de peixe, especificamente salmão, é capaz de atenuá-la.
Tipos de peixe para você escolher
Se você deseja agregar um pouco mais dessa carne ao cardápio do dia a dia ou definitivamente inclui-la em suas refeições, conheça alguns tipos de peixe que são capazes de trazer vários benefícios para a saúde:
- Arenque
Especialistas indicam que por ser de água fria, ele é capaz de ser ainda mais nutritivo que os demais. Tanto é assim que aproximadamente 100 gramas desse peixe possui uma grande quantidade de ômega 3, que varia de 1,2 grama a 3,1 gramas. Parece pouco? Pois saiba que a quantidade diária recomendada desse nutriente é de apenas um grama
- Sardinha
Também possui quantidades importantes de vitamina D e ômega 3. A boa notícia é que para obter esses benefícios você não precisa necessariamente consumir o peixe fresco: as versões enlatadas que são encontradas nos supermercados também cumprem bom papel na promoção da saúde
- Atum
Facilmente encontrado nos supermercados – seja fresco, seja enlatado. Como ele é fácil de ser achar, trata-se de uma boa opção para aqueles que desejam adicionar o peixe ao cardápio do dia a dia
- Salmão
Quem gosta de sushi e sashimi está acostumado a consumir esse peixe. É uma boa fonte de ômega3, possuindo aproximadamente um grama a 1,4 grama para cada 100 gramas de peixe. Vale dizer que tanto o salmão selvagem quanto o salmão de cativeiro possuem os mesmos nutrientes
- Bacalhau
Bastante famoso em Portugal, é fácil encontrá-lo em supermercados também no Brasil. Como os demais peixes, ele possuí bons índices de ômega 3 e rende receitas de dar água na boca
E você, que tipos de peixe costuma comer? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!