Amor e Sexo > Relacionamento

Poção do amor: os segredos para um relacionamento duradouro

Por Redação Fortíssima 27/03/2016

A maioria das pessoas sonha com um relacionamento perfeito e duradouro, igual aos de contos de fadas. Ocorre que a realidade pode estar bem longe da ficção e não existe uma poção do amor ou antídoto para solucionar alguns problemas que insistem em envenenar a relação. O segredo pode estar no modo como ambos encaram o amor que vivem.

O que pode matar um relacionamento?

Estudo na Universidade de Washington, dos Estados Unidos, reuniu cem casais para falar de seus conflitos dentro do relacionamento. As respostas e dados apurados serviram de base para que os pesquisadores pudessem revelar o que realmente pode envenenar uma relação.

O resultado? Não há casais felizes de fato, tampouco relacionamentos duradouros, sem conflitos emocionais. Ou seja, talvez o mais preocupante seja a ausência completa de assuntos divergentes, que pode indicar uma distância emocional tão grande que impede uma relação autêntica.

Além disso, alguns comportamentos podem prejudicar uma relação mais do que outras. A campeã foi a reclamação e a crítica constante sobre qualquer assunto. Mesmo quando as queixas não são dirigidas ao parceiro, podem causar danos.

Outro sinal de alerta é quando parceiros começam a se contradizer – ainda que a diferença seja irrelevante ou não agregue valor à conversa. É por isso que para que ele realmente funcione, o segredo está nas pequenas atitudes do dia a dia.

Poção do amor

O maior segredo é manter o diálogo aberto com o seu parceiro. Foto: iStock, Getty Images

Pequenas atitudes são a melhor poção do amor

Se você acha que o segredo do amor duradouro está em algo grande ou na paixão que ambos sentiram quando se conheceram, é possível que esteja errado. A chave pode estar em pequenas atitudes do dia a dia. Você não precisa dizer constantemente que ama a pessoa, mas não deixe de demonstrar esse amor através de ações.

Pergunte a qualquer casal que está junto há décadas. Certamente será citado o respeito ao parceiro, em todos os sentidos. A honestidade é extremamente importante também – nem tanto por ser uma virtude, mas porque ela é capaz de manter intacta a confiança entre os parceiros.

Além disso, conhecimento recíproco é outro pré-requisito para felicidade. A comunicação também pode ser considerada aquele tempero mágico que traz sabor a todos outros ingredientes.

É preciso ainda compartilhar desejos, necessidades e medos, porque ninguém é capaz de ler sua mente – nem mesmo a pessoa que ama você. Isso inclusive se aplica para o sexo – deixe seu parceiro à vontade para falar sobre fantasias e explorá-las.

Vale saber ainda que vidas são complexas. Cuidado com o calor do momento – e também aprenda com ele. Muitas vezes, as palavras são ditas sem pensar e é preciso aprender a relevar e perdoar, extraindo coisas positivas. Com esses pequenos elementos, a vida a dois pode realmente funcionar – e nem precisa inventar poção do amor.