Exercícios > Fitness

Kart: fique por dentro universo desse esporte de velocidade

Por Redação Fortíssima 23/01/2016

Kart é o nome dado ao veículo para a prática do esporte chamado de kartismo. Muito comum no Brasil, a modalidade não apenas os profissionais, mas também os amadores em busca de adrenalina.

Se você gosta de velocidade e fortes emoções, essa é uma alternativa e tanto para praticar. Você pode, por exemplo, juntar os amigos no final de semana e curtir no kartódromo mais próximo – eles são muitos e estão espalhados por todo o país.

kart-doutissima-iStock getty images

Para os pilotos que querem ser profissionais, o kart costuma ser uma porta de entrada. Foto: iStock, Getty Images

Entenda a modalidade

Diferente da Fórmula 1, no kart são usados veículos simples, com motores de dois ou quatro tempos. Com origem nos Estados Unidos, esse modelo de automobilismo surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial. Já no Brasil, só chegou na década de  1960.

Na hora da prática, o mais importante é observar as questões de segurança. Verifique, por exemplo, se o kartódromo oferece macacão, capacete, luvas, protetor de costela e balaclava.

Fique atento também se o local disponibiliza socorristas treinados, ambulância, extintores, além de outros equipamentos necessários para garantir atendimento em caso de emergência.

Conhecido mundialmente por ser a porta de entrada para outras categorias mais avançadas do automobilismo, o kart já revelou lendas como Ayrton Senna,  Rubinho Barrichello, Felipe Massa, Alain Prost, Nelson Piquet, Lewis Hamilton, Emerson Fittipaldi, Michael Schumacher e Sebastian Vettel.

Entre as principais competições da modalidade estão Campeonato Brasileiro de Kart, que chegou a sua 50ª edição em 2015. Mundialmente, o Kart Word Champion  (KWC) é a maior disputa da categoria.

Entre as melhores pistas do país estão a Arena Schincariol, localizada na cidade de Itu, em São Paulo; a Raceland, em Pinhais, no Paraná; no Rio Grande do Sul, o Kartódromo César Francischini, de Farroupilha, e o Velopark, na cidade de Nova Santa Rita; o Kartódromo Rubens Barrichello, em Palmas, no Tocantins; por fim, o Kartódromo do Guará, no Distrito Federal.

O kart indoor, outdoor e de competição

Hoje em dia, a prática do kartismo pode ser realizado em pistas indoor (cobertas) e outdoor (ao ar livre). Na maioria das vezes, esses são dois modelos disponíveis para quem tem o esporte como um hobby ou momento de curtir com os amigos. Ou seja, se você não quer seguir carreira profissional, é aqui que se encaixa.

Ao invés de comprar um kart, por exemplo, você só precisa ir até uma dessas pistas e alugar – sem esquecer do material de segurança. Já o modelo de competição, que equivale ao nível profissional, conta com pistas mais elaboradas, como a dos kartódromos.

Maiores e com mais recursos, eles permitem que os pilotos treinem para provas e competições que vão enfrentar. O carro utilizado também costuma ser diferente. O peso, por exemplo, tende a ser menor para favorecer a velocidade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!