Exercícios > Slider Home

Conheça 5 doenças causadas pelo sedentarismo

Por Redação Doutíssima 30/06/2015

Por conta do dia a dia corrido e estressante, muitas pessoas deixam de se exercitar e optam por hábitos alimentares práticos – que muitas vezes não são saudáveis. Em um relatório recente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) trouxe dados bastante preocupantes sobre as doenças causadas pelo sedentarismo e outras consequências da falta de atividade física no dia a dia.

 

O órgão aponta que a inatividade física está em quarto lugar entre os principais fatores de risco de todas as mortes. À frente do sedentarismo estão pressão alta, tabagismo e glicose elevada no sangue.

doencas causadas pelo sedentarismo

Diabetes e doenças cardiovasculares são mais comuns em pessoas consideradas sedentárias. Foto: Shutterstock

A estimativa da organização é de que aproximadamente 3,2 milhões de pessoas no mundo morram a cada ano em consequência da falta de exercícios. As doenças causadas pelo sedentarismo se aproveitam da situação de pouca atividade e causam inúmeros danos à população inativa.

 

Quem não pratica nenhum tipo de atividade está sujeito ao aparecimento de qualquer uma das doenças causadas pelo sedentarismo. Além disso, tem entre 20 a 30% a mais de risco de morte se comparado com quem faz ao menos 30 minutos de exercícios na maioria dos dias da semana.

 

Conheça as doenças causadas pelo sedentarismo

Não existe relação que ligue direta e unicamente o sedentarismo às doenças, mas a falta de atividade corporal, principalmente se associada com alimentação inadequada, compromete várias funções do organismo, que facilitam o aparecimento de enfermidades como:

 

1. Diabetes

 

27% dos casos estão ligados com a falta de atividades físicas.

 

2. Câncer de mama

 

21 a 25% das pessoas acometidas são inativas.

 

3. Doenças cardiovasculares

 

30% dos doentes não praticam nenhum exercício.

 

4. Câncer de cólon

 

21 a 25% dos casos estão relacionados com a inatividade física.

 

5. Outros problemas de saúde

 

Problemas de coluna e nas articulações, osteoporose.

 

A maior parte dessas doenças causadas pelo sedentarismo tem cura apenas quando identificada em estágios iniciais. As doenças cardiovasculares podem ser silenciosas e apenas identificadas em momentos extremos, como na ocorrência de um infarto ou de um derrame.

 

Afaste as doenças causadas pelo sedentarismo

Algumas práticas muito simples podem evitar as doenças provocadas pelo sedentarismo e melhorar sua qualidade de vida. A OMS recomenda a prática de 30 minutos diários, cinco vezes por semana, de atividades físicas.

 

Vale caminhar, pedalar, jogar futebol, fazer academia, praticar yoga, pilates, dança, natação e esportes em geral. Um grande segredo para manter as atividades na rotina é escolher algo que você goste.

 

Ainda dentro das recomendações da OMS, o órgão ressalta os benefícios trazidos pela quantidade adequada de atividade física: melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, aumento da saúde óssea, redução do risco de pressão alta, acidente vascular cerebral (avc) e depressão.

 

É claro que isso tudo faz parte do processo de prevenção contra doenças causadas pelo sedentarismo.

 

A prática de exercícios precisa fazer parte do seu dia a dia, então fica muito mais fácil sair do sofá se for uma programa prazeroso. Ter a companhia de um amigo ou familiar na prática de atividades também ajuda a manter o hábito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!