Tem frango na geladeira e sobrou arroz do almoço? Essa é a oportunidade de preparar uma deliciosa galinhada e ainda evitar o desperdício. Prática e fácil de fazer, essa receita leva ingredientes simples e que todo mundo gosta.
Dá para reutilizar o frango que sobrou do churrasco, os grãos que ficaram na panela após a refeição e o queijo ralado que está guardado na despensa. Ela ainda pode levar temperos mais fortes como pimentão, salsinha e alho. Deu água na boca só de pensar? Confira como preparar uma versão fácil e que fica pronta em apenas trinta minutos.
Veja 4 benefícios da galinhada
Além de ser uma receita prática e barata para cozinhar, a galinhada pode oferecer benefícios adicionais para a sua alimentação. O frango, por exemplo, tem baixos níveis de gordura saturada e é fonte de vitaminas do complexo B.
O filé do peito é rico em proteínas que garantem o fortalecimento muscular. Já o arroz integral, que pode ser usado, contém fibras que melhoram o funcionamento do sistema digestivo. O alho, por sua vez, é rico em antioxidantes que combatem doenças perigosas para a saúde.
Galinhada prática
Pronto para surpreender a sua família com esse sabor e ainda oferecer nutrientes essenciais para o organismo? Anote aí os ingredientes que você precisa separar.
Ingredientes
6 unidades de coxinha da asa
300 g de peito de frango em cubos
½ cebola picada
Vinagre
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
3 dentes de alho picados
½ xícara de chá de milho verde em lata
½ xícara de chá de ervilhas de lata
⅓ de pimentão vermelho picado
1 colher de sopa de extrato de tomate
½ tablete de caldo de galinha dissolvido em ⅔ de xícara de água quente
Salsinha a gosto
4 xícaras de chá de arroz integral pronto
Salsinha a gosto
Queijo parmesão ou muçarela ralado
Modo de preparo
Coloque as coxinhas da asa e o peito de frango em uma tigela. Tempere com vinagre, sal e pimenta-do-reino. Mexa bem e deixe agir por uma hora. Esquente uma panela com uma pequena quantidade de azeite. Bote as carnes para fritar e mexa bem. Acrescente a cebola e o alho. Misture até que todos os ingredientes estejam bem douradinhos.
Adicione o pimentão, o milho e a ervilha na panela. Mexa bem. Bote o extrato de tomate e o caldo de galinha dissolvido. Misture e tampe. Aguarde por aproximadamente dez minutos. Esse é o tempo necessário para que o molho fique cremoso e as carnes perfeitamente assadas. Diminua a temperatura do fogo.
Bote as quatro xícaras de arroz integral já pronto na panela. Mexa e coloque a salsinha picada. Desligue o fogo e finalize com uma boa porção de queijo parmesão ou muçarela. Sirva ainda quente.
E aí, o que achou da galinhada? Compartilhe a receita com os seus amigos através das redes sociais!