Receitas

Saiba calcular as calorias do arroz e conheça receitas saudáveis

Por Redação Doutíssima 08/04/2015

Você já parou para pensar nas calorias do arroz que consome? Esse alimento é um dos mais populares no mundo. E não é por acaso: ele é barato, gostoso, nutritivo, vai muito bem com qualquer acompanhamento e é fácil de preparar. Mas conhecer as propriedades calóricas é importante para entender mais sobre o alimento presente em muitas mesas pelo mundo.

 

Calorias do arroz e o valor nutricional

De acordo com um artigo publicado na Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), o brasileiro consome uma média de 75kg de arroz por ano. Do orçamento, 22% são destinados à alimentação, sendo que o arroz é o principal item da cesta básica.

 

Ter o arroz como principal item da alimentação é uma sábia decisão. Ele contém fibras, minerais, amido, vitaminas E, do complexo B, proteínas e lipídios. E a junção arroz e feijão não acontece por acaso. Essa combinação tem a função de completar as proteínas presentes no arroz e, dessa forma, incrementar o valor nutricional.

calorias do arroz

Arroz branco é o mais consumido, mas é o que tem mais deficiência de nutrientes. Foto: iStock, Getty Images

Calorias do arroz de acordo com o tipo

Não é em todo o tipo de arroz que encontramos uma boa tabela nutricional. Conheça os tipos de arroz e escolha o que pode completar o seu plano alimentar.

1. Arroz branco

É no arroz branco, o mais consumido, que há deficiência de nutrientes. Isso porque, no processo de industrialização, perde-se o farelo e o gérmen. Para calcular as calorias do arroz branco, basta saber que três colheres equivalem a 50g, o que contabiliza uma média de 170 calorias, 39g de carboidratos, 4g de proteínas e menos de 1g de fibras.

2. Arroz integral

Dele não é retirado a casca, por isso, demora mais para cozinhar. Mas, para se ter uma refeição mais nutritiva, o arroz indicado ainda é o integral, que mantém outras características nutricionais.

As calorias do arroz integral, em 50g (cerca de três colheres de sopa) são 170. Nessa medida, o arroz integral possui 37g de carboidratos, 4g de proteínas, 1g de lipídios 2g de fibra.

3. Arroz parboilizado

A diferença entre o parboilizado é que esse é pré-cozido e, por isso, fica mais soltinho no preparo. Contém mais vitaminas e minerais que o branco. Já as calorias do arroz parboilizado, em 50g são 174. Três colheres contém 39g de carboidratos, 4g de proteínas e menos de 1g de fibras.

Receita de arroz branco com mais sabor

Por ser um alimento que está diariamente no prato da maioria dos brasileiros, é natural que se queira variar de vez em quando. Se esse é o seu caso, veja uma maneira simples de acrescentar sabor ao prato sem colocar mais calorias nele.

Ingredientes:

2 xícara (chá) de arroz branco tipo longo

4 xícaras (chá) de água fervente

2 colheres (sopa) de azeite

1/2 cebola picadinha

1 folha de louro

1 colher (chá) de sal.

Modo de Preparo:

Em uma panela média, coloque o azeite, em fogo baixo. Refogue ali a cebola picada. Mexa cuide para que não queime. Acrescente o louro. Em seguida, coloque o arroz e mexa bem por cerca de um minuto.

Com cuidado, coloque as quatro xícaras de água fervente. Tampe parcialmente a panela. O cozimento leva, em média, 10 minutos. Espere a água secar e pronto.

 

Depois é só servir em uma tigela. As calorias do arroz desse prato vão depender do tipo de arroz que você escolher.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!