Nutrição

Conheça os benefícios de incluir a quinoa na dieta

Por Redação Doutíssima 04/03/2015

A quinoa é considerada um pseudo cereal, mas nem por isso é menos importante. Amplamente consumida pelos nosso vizinhos dos Andes, ela é um alimento de alto valor biólogo, rica em cálcio, proteína, ferro, ômega 3 e 6, ácidos graxos e vitamina do complexo B.

quinoa

Pseudo cereal pode ser usado em vitaminas, sopas, com frutas e também na salada. Foto: iStock, Getty Images

Menos calórica do que a aveia, é indicada para quem precisa incentivar o intestino, mas está de dieta. Sem contraindicação, o grão pode ser consumido por adultos e crianças e faz muito bem para o organismo.

Benefícios da quinoa na alimentação

O pseudo cereal pode ser consumido de várias maneiras, na salada, na vitamina, com iogurte, frutas e servir de mistura para bolos. Por isso, não há desculpa para não ser consumido.

 

Além do mais, por ser rico em proteínas, este pseudo cereal contribui para o fortalecimento muscular e é indicado para pessoas que praticam atividades físicas de forma regular.

 

Com quantidades significativas de ômega 3 e 6, a quinoa é uma aliada da prevenção de doenças cardiovasculares e também ajuda no controle dos níveis do colesterol no sangue. E os benefícios não param por aí. Ela também contribui para fortalecimento dos ossos e ajuda na prevenção de doenças como a hipertensão.

 

O consumo regular também ajuda para o bom funcionamento do sistema nervoso. Isso, devido às vitaminas do complexo B presentes no grão.

As fibras ajudam a dar saciedade e, portanto, a pessoa come menos durante as refeições, o que ajuda no emagrecimento.  Rica em zinco, o pseudo cereal ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

 

Como consumir a quinoa

 

Não apenas os benefícios da quinoa que são variados, seu consumo também. Como não contém glúten em sua composição, pode ser usada no preparo de alimentos de pessoas que tem doença celíaca.

O grão pode ser encontrado em pó e inteiro e em ambos os casos o valor nutricional do pseudo cereal está mantido. Por ser um alimento de fácil preparo, pode ser usado de várias maneiras na cozinha. O consumo diário, no entanto, não deve extrapolar as três colheres. Veja algumas opções.

 

1. Na sopa

A sopa de quinoa é uma ótima opção para quem busca uma refeição nutritiva e leve. Para prepará-la, é só misturar legumes com algumas colheres do grão e servir quente.

 

2. Na salada

O grão pode ser usado para temperar saladas assim como é feito com a linhaça ou a granola. É só espalhar duas colheres por cima dos legumes e comer.

 

3. No iogurte ou no leite

Este grão combina muito bem com iogurte ou leite. Uma dica é misturar duas ou três colheres pela manhã, isso ajuda no trato intestinal.

 

4. No suco ou vitaminas

Assim como combina com iogurte e leite, o alimento também é bem saboroso quando misturada com suco e com vitaminas.

 

5. No lugar da farinha de trigo

Existem opções de farinha de quinoa, que podem muito bem substituir a farinha de trigo no preparo de bolos, pães e biscoitos. A proporção é um por um.

6. Com frutas

 

O pseudo cereal pode ser um bom complemento às frutas depois do exercício físico. O carboidrato da fruta aliado à proteína do grão é a combinação perfeita para quem malha.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!