Receitas

Conheça boas opções de lanches saudáveis para o dia a dia

Por Redação Doutíssima 30/06/2014

Devido a nossa rotina geralmente agitada e sem tempo para muita coisa, deixamos de lado alguns aspectos muito importantes para manter a qualidade de vida, principalmente relacionados a alimentação. Ainda assim, é possível aderir a lanches saudáveis para se alimentar bem e de forma adequada.

Lanches saudáveis ao invés do fast food

Como as opções de cardápio devem ser práticas e rápidas, as redes de restaurantes fast food têm sido procuradas com maior frequência a cada dia. O resultado disso são problemas de saúde, que acabam prejudicando cada vez mais os organismos. Se esta prática danosa por substituída pela escolha por lanches saudáveis, você estará consumindo mais saúde.

lanches saudáveis

Sanduíche com atum é rico em proteínas e uma boa opção de lanche para o almoço. Foto: Shutterstock

É importante, no preparo de lanches saudáveis, ter responsabilidade ao escolher os ingredientes e a quantidade certa a ingerir. Para que você não negligencie a atenção à sua saúde em nome da corrida contra o relógio, preparamos algumas sugestões de lanches saudáveis e práticos que você mesmo poderá preparar.

Lanche saudáveis entre as refeições

Embora você possa não perceber ou ignorar esta informação, aquela maçã ou bolacha consumida no meio da manhã ou à tarde é uma refeição. É importante comer entre as refeições, então, faça isto de duas a três vezes ao dia.

Além de melhorar o metabolismo dos nutrientes, a prática de fazer lanches saudáveis entre as refeições tem também a vantagem de aumentar a saciedade e de favorecer o gasto calórico do corpo. Esse é um motivo pelo qual os lanches saudáveis devem ser priorizados, em detrimento de alimentos gordurosos.

Escolher com sabedoria o que comer é primordial. Pensando nisso, existem opções práticas de lanches saudáveis e que não necessitam de refrigeração. Podem ser consumidas, por exemplo, as frutas, bolachas integrais, iogurtes, barra de cereais, frutas secas. Há um cardápio inteiro à sua disposição para consumo entre as três refeições principais do dia: café da manhã, almoço e jantar;

Lanche saudáveis para substituir o almoço

Para você que tem pouco tempo para se alimentar no intervalo do almoço, são muito recomendados os lanches saudáveis. Opte sempre por algo balanceado, com ingredientes variados e saudáveis. Melhor ainda se for preparado em casa, porém, caso não seja possível, escolha um lugar que possa lhe oferecer algo saudável e que seja proveniente de uma higiene adequada.

O sanduíche seria a melhor opção neste caso, pois facilitará a escolha dos ingredientes. O alimento poderá ser rico em carboidratos (como o pão francês, sírio, ciabata, integral), rico em proteínas (como frango desfiado, atum, carne fatiada, presunto magro, peito de peru, queijo branco, ricota, queijo cottage, rosbife) e também pode conter alimentos ricos em vitaminas e minerais, no caso da alface, tomate, cenoura, beterraba, agrião, espinafre, almeirão, palmito. Para beber, prefira um suco natural da sua preferência.

Lanche saudáveis para substituir o jantar

Já quem não tem o hábito de jantar um prato com arroz, feijão, legumes, verduras e carne também poderá optar por lanches saudáveis. É preciso lembrar, contudo, que a variedade é fundamental e que um jantar com um prato bem completo é muito importante. Além do sanduíche, sopas e risotos são boas opções.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Que tal um bolinho no lanche da tarde? 6 Receitas de bolo light para não sair da dieta

Saiba quais os melhores lanchinhos para matar a fome

3 Lanches ideiais para levar para o trabalho ou faculdade

10 Lanchinhos noturnos que você está liberado para comer

Lanche na escola, o vilão da saúde bucal das crianças

Como fazer um lanchinho gostoso e saudável

Granola: um bem para a saúde, no lanche ou no café da manhã