Receitas

Veja dicas para preparar uma ceia de natal light

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

O Natal vem chegando e com ele a época de reunir a família e trocar presentes. Tudo isso fica ainda mais especial quando  e acompanhado de uma ceia de Natal de dar água na boca.

 

Com toda essa fartura, é preciso pensar no risco dos quilinhos que podem aparecer nessa data comemorativa.

 

Mas, não desanime, a ceia pode ser, sim, saborosa, e leve. Confira algumas dicas de receitas para ceia de Natal substituições deliciosas.

 

ceia de natal

Opções leves cheias de sabor para a noite de Natal podem reduzir os riscos dos quilinhos a mais. Foto: iStock, Getty Images

 

Peru ou Tender na ceia de Natal

As carnes brancas são mais magras e consequentemente mais saudáveis. Escolher um peru ao contrário de carnes vermelhas já é uma escolha muito mais saudável. Entre o peru sem pele e o tender, opte pelo peru. Enquanto 100g de peru tem 107 calorias, o tender com as mesmas 100g tem 206 calorias.

 

Uma excelente receita de peru é a que pode ser acompanhada de molho shitake, shimeji e cogumelo Paris. Eles devem ser fatiados e refogados com vinho e molho shoyu, até ficarem bem macios. Será uma economia de calorias e ainda é uma clássica receita que não deve faltar na ceia de Natal.

 

Farofa de Natal

A farofa é uma das receitas imprescindíveis para a ceia de Natal e não deve ser esquecida. Com variações, as tradicionais que acompanham o peru são feitas com bacon, linguiça e gordura, mas substituir essas farofas gordurosas por algo saudável e saboroso é muito fácil.

 

A farofa de quinua e amaranto é uma ótima fonte de fibras e não deixa a desejar em questão de sabor. Aprenda a seguir como preparar.

 

Ingredientes

2 xícaras de amaranto em flocos

1 xícara de quinua em flocos

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado

1/2 xícara de salsinha picada

2 colheres de sopa de cebolinha picada

1 colher de sobremesa de azeite de oliva

1 pitada de pimenta

1 colher de café de grão de mostarda

 

Modo de Preparo

Refogue a cebola, o alho, a salsinha e a cebolinha no azeite de oliva. Misture o amaranto e a quinua com a pimenta e o grão de mostarda. Misture todos os ingredientes até dourar.

 

Arroz de couve flor na ceia de Natal

Você pode optar por um arroz de couve flor em substituição ao arroz comum. O arroz branco tem 170 calorias por porção, já o arroz de couve flor possui 69 calorias por porção. Por isso, reinvente seu arroz para ceia de Natal optando por uma receita fácil e muito gostosa.

 

É bem fácil: refogue a couve com alho e cebola até que ela fique “al dente”. Tempere com sal, pimenta e salsinha, a gosto. Depois, pique a couve flor sem o talo, bem picadinha.

 

Sobremesa light

Em uma ceia de Natal não pode faltar, logicamente, uma sobremesa. E ela pode ser igualmente leve, como o restante do cardápio. Que tal aprender a fazer um pudim de laranja light? Acompanhe:

 

Pudim de laranja light

Ingredientes:

3 ovos inteiros + 3 claras

1 copo de sumo de laranja natural

2 copos de leite magro

3 colheres de sopa de frutose

Modo de Preparo:

Numa forma para pudim, coloque uma parte da frutose. Junte um pouco de água e aqueça até formar um caramelo clarinho. Mexa a forma do pudim, para que o caramelo cubra bem o seu interior. Depois aqueça o leite ao lume e retire antes que comece a ferver.

 

Bata os ovos com a frutose restante, até ficarem bem espumosos. Adicione o leite quente e o sumo de laranja.

 

Por fim, derrame o preparado na forma com o caramelo e cozinhe em banho-maria no forno, a 180ºC, durante cerca de 45-50 minutos. Quando estiver solidificado, retire do forno e desenforme. Reserve no refrigerador até ao momento de servir e decore com raspas de laranja.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!