Fertilidade > Gravidez e Filhos

Infertilidade masculina e a acupuntura

Por Flavia Macedo Parente 23/05/2016

Muito se ouve falar sobre a infertilidade feminina, porém muito pouco sobre a infertilidade masculina e a acupuntura, isso também ocorre em nossas relações, quando um casal tem dificuldades para engravidar primeiramente se desconfia da infertilidade feminina, muitas vezes demorando meses até a realização de um exame básico para verificação da fertilidade masculina que é o espermograma.

 

As causas ocidentais para a infertilidade masculina são: a varicocele – alterações que comprometem a formação do espermatozoide, o tratamento muitas vezes é fácil e barato; infecções – secundárias a doenças sexualmente transmissíveis; obstruções – secundárias a processos inflamatórios ou infecciosos ou vasectomia; ausência de testículo; imunológicas e genéticas que são bem mais raras e ainda as consequências de radioterapia, quimioterapia, doenças neurológicas, diabetes, medicamentos, estresse, perturbações no processo de ejaculação.

 

No olhar da Medicina Tradicional Chinesa as desarmonias que envolvem a infertilidade masculina podem envolver quatro elementos Água, Fogo, Terra e Madeira, o elemento Água é o responsável pela formação das células de reprodução, portanto de sua desarmonia saem as alterações de quantidade ou qualidade dos espermatozoides; quando a infertilidade masculina é originada no elemento Fogo trata-se principalmente da ansiedade, desarmonias emocionais que geram alterações de ejaculação ou alteração do elemento Fogo tamanha, que é capaz de gerar alteração no elemento Água alterando suas células.

 

Já no elemento Terra que é responsável pelo harmonização do ambiente tecidual onde tudo acontece, gera um ambiente desarmônico capaz de atrapalhar o processo da reprodução humana, mesmo quando tudo, aparentemente parece estar bem, e finalmente o elemento Madeira que além de ter uma de suas funções relacionada ao ato sexual seus meridianos passam exatamente pelos órgãos genitais.

 

acunputura e a fertilidade masculina

Acunputura e a fertilidade masculina: saiba mais como funciona. Foto: iStock/GettyImages

Infertilidade masculina e a acupuntura

 

Através da Acupuntura Energética podemos harmonizar a comunicação entre os elementos e harmonizar e redirecionar a energia dentro de cada um dos elementos, sendo assim, conseguimos melhorar muito todo o processo relacionado à reprodução, é extremamente comum tratamentos que não estavam caminhando bem e quando foi associada a acupuntura o sucesso chega, neste caso a gravidez.

 

Cada uma das desarmonias exige um caminho diferente, são muitas as técnicas que a Acupuntura Energética utiliza como instrumento para obter o resultado desejado, acupuntura em si, Florais de Bach, Jin Shin Jyutsu, magnetoterapia, fitoterapia e outras ainda, somente uma avaliação bem direcionada pode desenhar um tratamento.

 

Outra face do tratamento de reprodução humana, acompanhada pela acupuntura, que vejo muitas vezes, é quando a mulher apresenta alguma alteração e o marido é limítrofe (está no limite de qualidade e quantidade de espermatozoides), ou não se encontra nada em nenhum dos dois, o mais comum é a mulher procurar um tratamento, porém em minha experiência vejo a rapidez do sucesso quando o casal trata-se ao mesmo tempo, mesmo quando fisicamente o homem não apresenta alteração.

 

Mesmo sem alteração, a energia dele é essencial para o sucesso do projeto da gravidez, algumas vezes o equilíbrio dele auxilia a reabilitação da energia dela.
O que se tem absoluta certeza é o quanto a acupuntura é valiosa no processo de reprodução, procure um acupunturista especializado.

 

Flavia Macedo Parente é fisioterapeuta especialista em Acupuntura pela CBF UniS’antanna. Tem formação em Aprimoramento em Reeducação Postural Global RPG/RPM – 2001. Docente dos cursos de especialização em Acupuntura do CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas). Membro da World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS) – Pequim, China.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!