Fertilidade

Chá de inhame ajuda a estimular a ovulação

Por Redação Doutíssima 27/04/2015

Se você nunca ouviu falar no chá de inhame, saiba que os especialistas em saúde indicam que ele contém uma substância que pode estimular a ovulação – não é à toa que populações que ingerem mais inhame têm maiores taxas de gêmeos.

 

O inhame possui fitoestrógenos e uma forma de progesterona natural (diosgenina), e acredita-se que essas propriedades do chá de inhame ajudam a regular o equilíbrio hormonal.

cha de inhame

Chá preparado com inhame pode ajudar a regular o ciclo menstrual das mulheres. Foto: iStock, Getty Images

O nome botânico do inhame selvagem é Dioscorea villosa, e a sua raiz é a parte que é usada para fins medicinais. O chá de inhame selvagem contém um sapogenino chamado diosgenina, um estrogênio vegetal que é o precursor da progesterona.

A diosgenina produz efeitos positivos, como alívio de enjoos matinais durante a gravidez, sendo capaz até mesmo de ajudar a prevenir abortos.

 

No entanto, sempre procure aconselhamento profissional antes de usar extratos de ervas. Um fitoterapeuta experiente será capaz de ajudar a diagnosticar os seus problemas e a chegar a uma preparação que auxilie a corrigi-los.

 

Chá de inhame: saúde reprodutiva feminina

Primeiro, saiba que segundo Frederick Naftolin, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da escola de medicina da Universidade de Nova York, o consumo de inhame por mulheres pode aumentar a chance de gravidez.

Ainda segundo ele, que durante a década de 1990 estudou uma comunidade de descendes de africanos em Salvador, o consumo desse alimento pode influenciar a fertilidade da mulher. Naftolin chegou a essa conclusão depois de constatar que a taxa de gêmeos nessa comunidade era altíssima.

Agora, entenda que durante um ciclo de reprodução normal, o corpo começa a produzir quantidades crescentes de progesterona imediatamente após a ovulação. Essa progesterona ajuda o revestimento do endométrio crescer.

 

Por causa da ligação entre a progesterona e a quantidade de revestimento do endométrio, o chá de inhame após a ovulação é capaz de auxiliar no aumento de progesterona, proporcionando, assim, o ambiente necessário para a implantação de um ovo fertilizado.

 

O papel do inhame na equalização de alguns dos hormônios no organismo pode torná-lo adequado para regular os ciclos menstruais do corpo.

Efeito do inhame na fertilidade masculina

O chá de inhame é capaz de reduzir os níveis de triglicérideos no sangue. A consequência é que diminuem os riscos de endurecimento da parede arterial e pressão arterial elevada. Isso, por sua vez, aumenta o fluxo de sangue para a região reprodutiva, levando à melhoria da produção de espermatozoides de qualidade.

 

Além disso, o inhame reduz a inflamação causada por bactérias e vírus, resultando na redução do risco de inflamação reprodutiva, que ocasiona a produção de esperma anormal.

 

cha-de-inhame

 

Receita de chá de inhame

Confira uma receita de chá que você pode preparar em casa. Entretanto, sempre consulte um profissional para saber se você pode usufruir dos benefícios dessa bebida. Além disso, saiba que o consumo excessivo desse chá pode ocasionar alguns efeitos colaterais como diarreia, náuseas e vômitos.

 

Ingredientes

1 inhame médio (use somente as cascas)

1 copo de água

 

Modo de preparo

Coloque as cascas de inhame já limpas para ferver com a água. Deixe no fogo até que o líquido reduza à metade. Você deve tomar o chá em jejum por oito dias até o dia da ovulação. A dose é de duas colheres de sopa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!