Medicamentos

Conheça os benefícios dos Florais de Bach

Por Redação Doutíssima 06/03/2014

Os florais de Bach são remédios líquidos e geralmente são encontrados em farmácias de manipulação e homeopatia. Eles são preparados com a essência de flores silvestres e são recomendados para as pessoas que sofrem de ansiedade, insônia, traumas e autoestima baixa por exemplo. Segunda a terapeuta de São Paulo, Cynthia Accioly Abu Assef  “Os florais clareiam os nossos pensamentos, revigoram as emoções e nos fortalecem espiritualmente”.

florais de bach

Os efeitos dos Florais de Bach são explicados pela energia das flores. Pois durante o processo de preparação do remédio, quando ocorre a infusão da planta na água, o líquido absorve a vibração daquela planta específica. Luciane Gerodetti conta que “Além de reorganizar as ondas cerebrais, os florais promovem bem-estar já a partir do primeiro dia de uso”.

As gotas dos Florais de Bach podem fazer maravilhas no seu dia a dia, elas podem te ajudar a solucionar uma questão ou problema momentâneo ou mesmo um estresse mais longo que envolve muitas transformações.

Os Florais de Bach também podem ajudar as crianças que sofrem de cansaço, timidez, insônia, dificuldade de concentração e hiperatividade.  “O uso dos florais nos ajuda a descobrir um propósito de vida, a atrair relacionamentos mais saudáveis e a despertar a alegria e a disposição” afirma a especialista Cynthia.

Como são preparados os Florais de Bach

Os florais possuem a composição clássica de 70% de água, 30% de conhaque e duas gotinhas da essência desejada, que pode ser uma combinação de até seis tipos diferentes de flores. “A bebida conserva as propriedades do floral por até três meses. Quando há intolerância ao álcool, ou no caso de crianças e animais, ele é substituído por glicerina ou água pura”  segundo afirma Luciane Gerodetti.

Os remédios têm em média uma validade de uma semana. Os terapeutas não recomendam a guardar os Florais de Bach na geladeira pois a baixa temperatura prejudica a energia do remédio.

Como usar os Florais de Bach

florais de bach

A duração indicada do tratamento e a dosagem de cada floral depende com as necessidades do paciente. De acordo com Luciana Chammas,  “De um modo geral, a recomendação é pingar quatro gotas embaixo da língua, quatro vezes ao dia. Também é possível diluir o líquido em água ou suco de frutas”.

Os remédios não exigem receita médica, porém é importante consultar um terapeuta especializado para descobrir quais são as essências perfeitas para você.

Veja as espécies que são adequadas para cada emoção:

Alecrim: ajuda com a depressão e estimula o perdão

Babosa: ajuda a ter foco e diminui as preocupações

Girassol: aumenta a autoestima e fortalece as qualidades da personalidade

Hibisco: ajuda a concretizar projetos pessoais e familiares e diminui a autocrítica

Hortênsia: melhora a capacidade de raciocínio

Orquídea: estimula a intuição e maior sensibilidade

 

 

Saiba mais:

O que é homeopatia e para que ela serve?

Aprenda a fazer um remédio caseiro para sinusite

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia

Remédios naturais para a gripe

Conheça remédios caseiros que são aprovados em pesquisas científicas

Remédios caseiros para queimaduras solares

5 Remédios naturais contra a gripe e resfriado