Bem-Estar > Motivação

Dia do Desafio estimula população à prática de exercícios

Por Redação Fortíssima 25/05/2016

Que tal sair da rotina sedentária por 15 minutos? Essa é a proposta da campanha mundial conhecida como Dia do Desafio, que acontece todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. O objetivo é estimular a prática de atividades físicas, nem que seja por pouco tempo.

O evento foi criado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense difundida mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association e também pela Unesco. No Brasil, o movimento costuma ser promovido pelas prefeituras municipais em parceria com instituições como escolas, academias, empresas e sindicatos.

Como participar do Dia do Desafio

Trata-se de um evento promovido quebrar a rotina do sedentarismo e ficar longe dos malefícios que a falta de atividade física pode gerar em pessoas de todas as idades. Ou seja, o Dia do Desafio indivíduos para todas as faixa etárias.

Tudo que você precisa fazer é tomar a iniciativa de fazer atividades como nadar, correr, andar de bicicleta ou patins. O importante é fazer algum exercício por 15 minutos consecutivos. Também é necessário ressaltar que não é preciso pagar para participar do evento.

Para saber se a sua cidade está participando, basta acessar o site do Sesc de São Paulo, digitar o país, estado e o nome da cidade. Pessoas interessadas devem procurar as autoridades responsáveis pelo evento em seu municípios e se registrar. 

Dia do Desafio

Vale a pena tirar alguns minutos do seu dia e se exercitar. Foto: iStock, Getty Images

Os locais que desejam realizar o Dia do Desafio devem respeitar alguns requisitos, como a acessibilidade. A ação também deve promover o envolvimento das comunidades que estão participando. Para isso, a criatividade é a melhor aliada no momento de idealizar as atividades que serão desenvolvidas.

Vale lembrar que não são distribuídos prêmios para os participantes, pois não se trata de uma competição. É um evento para promover o bem-estar físico e até mesmo mental da população.

As consequências do sedentarismo

De acordo com pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 70% dos brasileiros são sedentários. Mas como a falta da prática de exercícios pode ser maléfica para o organismo?

O sedentarismo é a porta de entrada para doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, além de ser considerado um fator de risco para a morte súbita. Para desenvolver hábitos saudáveis e se prevenir, é necessário praticar exercícios físicos de três a cinco vezes por semana, com duração de 40 a 60 minutos.

Ficou interessado e deseja sair da rotina sedentária? A SBC recomenda que pessoas com menos de 30 anos e sem patologias cardíacas iniciem a sua prática de exercícios físicos com intensidade leve, sempre acompanhadas de profissionais especializados.

E você, vai participar do Dia do Desafio? Corre que ainda dá tempo. Também aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos.