Nutrição > Receitas

Cocada de forno é opção deliciosa para a sobremesa

Por Redação Fortíssima 26/05/2016

Tendo como base o coco ralado e o leite condensado, a cocada de forno é uma guloseima originária da Angola e frequentemente encontrada na mesa dos brasileiros e festa típicas, como a junina. Se você é um dos apreciadores desse doce, está na hora de aprender a preparar em casa.

Cocada de forno

Não tem como resistir ao sabor. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar a cocada de forno

Pronto para aprender como se faz? Anote aí todos os ingredientes que você vai precisar e o passo a passo de como a cocada de forno é feita.

Ingredientes

1 coco grande ralado

1 lata de leite condensado

1 xícara de leite

3 colheres de margarina

3 ovos

Modo de preparo

Coloque no liquidificador o leite condensado, a xícara de leite, as colheres de margarina e os três ovos. Bata até a mistura ficar homogênea. Feito isso, unte com margarina a assadeira de vidro.

Em uma tigela, coloque o coco ralado e despeje a mistura preparada no liquidificador. Mexa com uma colher para que o coco fique coberto pela mistura e em seguida coloque na assadeira. Se preferir, já pode separar as porções antes de levar ao forno. Asse por 30 minutos ou até a cocada adquirir aspecto dourado. 

Perigos do consumo excessivo de açúcar

Mas se você é daquelas pessoas que não se contenta em comer apenas uma porção de doce, vale a pena aprender uma receita alternativa. Afinal, o excesso de açúcar presente no leite condensado pode se tornar um problema para a sua saúde.

Pesquisadores das universidades americanas de Princeton e Minnesota comprovaram que o consumo de açúcar em demasia pode causar compulsão por doces. Também é importante ressaltar que além da compulsão e diabetes, o açúcar pode causar problemas cardiovasculares.

A Associação do Coração dos Estados Unidos recomenda que a mulher não consuma mais do que 25 gramas diárias de açúcar e o homem 37,5 gramas. Exceder essas quantias pode causar doenças coronárias, elevação da pressão arterial, obesidade e até mesmo ataques cardíacos.

Ou seja, vale diminuir até na cocada de forno. Confira uma receita alternativa:

Ingredientes

2 xícaras de chá de coco ralado sem açúcar

2 colheres de sopa de amido de milho

1 xícara de chá de adoçante culinário

100 ml de leite de coco light

Canela em pau

Cravos a gosto

Modo de preparo

Para preparar essa versão light você deve adicionar em uma panela funda o leite de coco e dissolver o amido de milho. Aos poucos, acrescente os outros ingredientes e misture em fogo baixo. Assim que a mistura ficar cremosa, desligue o fogo e passe para um refratário. Sirva a sobremesa quente.

E aí, o que achou das receitas de cocada de forno? Experimente e depois nos conte como ficou.