Receitas

Chá para diabetes: conheça 6 opções para controlar doença

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

O diabetes é uma doença séria, que precisa ser tratada e controlada a partir do momento do diagnóstico até que tenha sido revertida. Caso contrário, seu tratamento é contínuo até o fim da vida e a doença pode comprometer a saúde como um todo.

 

Medicamentos são o tratamento mais eficaz conhecido contra a doença – mas é possível aliar o seu uso a outras alternativas, como ervas e chá para diabetes.

chá-para-diabetes

Infusão ajuda a manter a doença sob controle e a diminuir seus efeitos. Foto: iStock, Getty Images

Por que tomar chá para diabetes?

 

Em geral, todos os chás e ervas apresentam propriedades medicinais em diferentes potências, conforme o método de preparo e a quantidade consumida. A rotina de ingestão também pode afetar os resultados do chá para diabetes: em alguns casos, é melhor tomar a bebida em jejum, enquanto outras ervas são melhores após as refeições.

 

As ervas geralmente possuem influência sobre mais de uma possível enfermidade do corpo, e por isso podem interferir na saúde de maneiras não relacionadas com o diabetes. Antes de iniciar qualquer tratamento alternativo, é preciso ficar atento aos efeitos esperados e aos efeitos colaterais que podem ocorrer.

 

Principais opções de chá para diabetes

 

– Chá de casca de nozes

 

Este chá para diabetes é feito com a casca de nozes em pó. É preciso misturar uma colher se sopa do pó para cada xícara de água fervente, deixar descansar por alguns minutos e coar a bebida em coador de papel antes de beber. A dose indicada é de até cinco xícaras por dia.

 

– Chá de carqueja

 

Faça infusão com folhas de carqueja em água quase fervente e deixe por cerca de 10 minutos. Caso não encontre as folhas, é possível encontrar uma versão em pó do chá com indicações de preparo na embalagem. Tome de duas a três xícaras por dia.

 

– Chá de pata de vaca

 

Utilize as folhas da planta para preparar o chá para diabetes que tem poderes de controlar os níveis de glicose no corpo. Coloque as folhas de pata de vaca em água quente e aguarde. Beba ainda quente ou morno.

 

– Chá de chicória

 

Para este chá utilizam-se as raízes secas da chicória. A bebida é preparada pelo mesmo método de infusão que as demais, deixando descansar por 15 minutos antes de beber. Uma alternativa é deixar as raízes de molho em água da noite para o dia e beber pela manhã. O consumo indicado é de três a quatro xícaras por dia.

 

Chá de alcachofra

 

Utilize uma colher de sopa de folhas trituradas e secas para cada xícara de água quente. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Recomenda-se a ingestão de duas a três xícaras da bebida por dia.

 

– Chá de erva mate

 

Este chá para diabetes é encontrado geralmente em saquinhos e o preparo deve seguir a indicação da embalagem. É recomendado o consumo de três ou quatro xícaras diariamente para que os benefícios sejam percebidos.

 

Lembre-se que as ervas têm poder medicinal e podem influenciar no efeito de alguns medicamentos, portanto sua ingestão deve ser feita sob aprovação médica.

 

Em casos de doenças que apresentam risco para a saúde, como diabetes, é importante manter seu médico informado sobre a rotina de medicações, ervas medicinais e até hábitos alimentares e de exercícios físicos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!