Amor e Sexo > Relacionamento

Como terminar o namoro sem ficar na pior

Por Redação Fortíssima 31/05/2016

Decidir que está na hora de viver livre e sem parceiros é uma tarefa complicada. Se você não está mais apaixonada, sente que o amor recebido não é o suficiente e precisa de um tempo para conhecer novas pessoas, está na hora de aprender como terminar o namoro de maneira amigável e livre de brigas.

Não importa o tempo de união ou as adversidades que o casal já enfrentou. Se a paixão não é mais a mesma e os programas não são tão divertidos quanto os de antigamente, um dos parceiros deve tomar a tão temida atitude. É difícil, vai doer e pode machucar por muito tempo, mas é inevitável.

Como terminar o namoro

O término é complicado para ambas as partes e deve ser decidido com muita conversa. Foto: iStock, Getty Images

Afinal, como terminar o namoro?

Lidar com os sentimentos de outra pessoa não é fácil. Descobrir que o amor acabou pode quebrar o seu coração e causar uma terrível sensação de tristeza. Afinal, como terminar o namoro sem magoar e deixar o outro irritado? Para aprender, basta pensar muito na relação e identificar os pontos negativos que incomodam.

O primeiro passo é chamar o parceiro para uma conversa. O ambiente escolhido deve ser acolhedor e íntimo – nada pior do que uma briga pública. Mostre seriedade e explique os motivos pelos quais a relação não está mais dando certo. Segundo a sexóloga Laura Meyer, os principais sinais são a falta de atração, respeito e discussões frequentes.

Analise a reação do parceiro e veja se a conversa está dando certo. Peça para ele falar o que está sentindo e quais são os seus principais medos. Responda tudo o que for preciso para mantê-lo tranquilo, mas não minta. Não esqueça de dizer que vocês dois continuarão amigos e confidentes por muito tempo.

Após o fim do diálogo, deseje muita sorte nos próximos relacionamentos. Não ceda e não sinta pena. Você pensou muito até tomar essa decisão. O amor-próprio é importante e não pode ser esquecido.

Ao chegar em casa, desligue o celular e não entre nas redes sociais. O ex-parceiro pode ligar e tentar manter contato. Se necessário, mande uma mensagem explicando que precisa de um tempo para pensar. “É necessário elaborar esta perda”, salienta Laura. O apoio das amigas e familiares é indispensável para se manter forte.

Veja 4 dicas para superar o fim

Aprendeu como terminar o namoro, mas agora não sabe como superar esse fim? Algumas dicas podem ajudar você a seguir em frente.

 

  • Faça novas amizades: esteja disposta a conversar e conhecer outras pessoas. Novos contatos podem assegurar boas baladas e saídas para o barzinho

 

  • Valorize-se: vá ao cabeleireiro, compre uma nova maquiagem e aposte em um look da moda. Realce a sua beleza e melhore a autoestima

 

  • Dance muito: vista uma roupa ousada e vá para a balada. Nada melhor do que uma boa música e a companhia das amigas

 

  • Tenha novos lances: conheça outros caras, tenha novas experiências e descubra prazeres que você jamais provou. “A perda de um grande amor se cura com outro”, finaliza Laura.

E aí, já pensou em como terminar o namoro? Pode ser difícil no início, mas é uma fase necessária.