Nutrição > Receitas

Pipoca funcional e os benefícios desse tipo de alimento

Por Redação Fortíssima 06/06/2016

Ela é rica em fibras e antioxidantes, além de uma ótima aliada para ajudar a controlar a fome. Mas para tornar esse alimento ainda mais benéfico, basta misturar os ingredientes certos na hora do preparo e conseguir uma pipoca funcional, turbinando os efeitos no organismo.

Os alimentos chamados funcionais são conhecidos por oferecer benefícios à saúde que vão além de suas funções nutricionais básicas. Alguns exemplos são a aceleração do metabolismo e redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes.

Alimentos funcionais e seus benefícios

Os alimentos funcionais proporcionam uma série de benefícios para o organismo, trazendo principalmente a prevenção de doenças cardíacas, envelhecimento, problemas intestinais e até sintomas da menopausa. Entre os principais estão a canela, gengibre, óleo de coco, azeite de oliva, soja, pimenta, linhaça, aveia, peixes, iogurtes e as ervas.  

Vale lembrar que os efeitos dos alimentos são complementares e só garantem os benefícios quando a dieta é correta e equilibrada com todos os grupos alimentares. Que tal incluir alguns ingredientes e fazer uma pipoca funcional?

Pipoca funcional

Basta acrescentar os ingredientes certos para turbinar os benefícios da pipoca. Foto: iStock, Getty Images

Opções de receitas de pipoca funcional

Pronto para começar? Anote os ingredientes que você vai precisar para cada uma das receitas. O sabor e os benefícios farão toda a diferença.

Pipoca funcional com gengibre

Ingredientes

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 xícara de chá de milho para pipoca

Sal a gosto

1 colher de chá de gengibre em pó

Modo de preparo

Coloque o óleo de coco numa panela e leve ao fogo para aquecer. Acrescente o milho de pipoca e o sal. Mexa e tampe. Desligue o fogo quando o intervalo de estouros for maior que dois segundos. Transfira a pipoca para uma tigela, salpique com gengibre e misture bem.

Pipoca funcional com ervas

Ingredientes

1 colher de sopa de milho para pipoca

2 colheres de chá de salsinha

1 colher de chá de sálvia picada

1 colher de chá de tomilho picado        

1 colher de chá de alecrim picado

1 colher de chá de sal marinho

½ colher de café de pimenta do reino moída

Modo de preparo

Prepare a pipoca normalmente no fogão ou micro-ondas até que o milho estoure completamente. Reserve. Em uma vasilha, misture bem todos os ingredientes e tempere.

Pipoca funcional com canela

Ingredientes

2 colheres de sopa de milho para pipoca

2 colheres de sopa de água

2 colheres de sopa de canela em pó

Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente de vidro e cubra-o com uma tampa para micro-ondas ou papel filme (faça quatro furinhos no plástico). Leve ao micro-ondas por 7 minutos ou até que o milho estoure completamente. Antes de servir, adicione a canela em pó.

E aí, o que achou das receitas de pipoca funcional? Depois nos conte como ficou o resultado!