Receitas

Batata chips light é alternativa saudável para o lanche

Por Redação Doutíssima 01/11/2015

Você reuniu os amigos em casa, mas não sabe o que servir como lanche? Para seguir firme na dieta, uma opção simples e saudável é a batata chips light. O ingrediente principal da receita é a queridinha dos “marombas”: a batata-doce. Veja como preparar a opção a seguir.

Benefícios da batata-doce na dieta

Por apresentar baixo índice glicêmico em sua composição, a batata-doce age diretamente na velocidade em que a glicemia se propaga no sangue. Dessa maneira, quanto maior for esse nível em um alimento, mais rápido ele vira açúcar. Ao contrário, as opções com menor índice auxiliam no controle da fome e da vontade de ingerir doces, por exemplo.

batata-chips-light-doutissima-istock-getty-images

Batata chips light uma opção simples e saudável para servir como petisco em casa. Foto: iStock, Getty Images

Apesar de ser rico em carboidratos, a batata-doce é um dos principais alimentos responsáveis por conceder energia, principalmente àqueles que praticam atividades físicas. Se você deseja perder peso, mas manter o vigor, uma dica é investir em receitas com o tubérculo.

Além disso, rica em vitaminas A, B, sais minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio e fibras, a batata-doce ajuda a fortalecer o sistema imunológico, os ossos, auxilia no relaxamento dos músculos e no bom funcionamento do sistema nervoso.

As vitaminas do complexo B presentes em sua composição são importantes para o controle do estresse e da fadiga. Também é possível prevenir a anemia por meio de seu consumo, uma vez que o tubérculo fornece ferro ao organismo.

Veja abaixo como preparar a receita de batata chips light usando a batata-doce como ingrediente principal.

batata chips light infográfico doutíssima 

Receita de batata chips light  

Você já deve ter cedido à tentação de comer aquelas batatas chips, os famosos salgadinhos. Entretanto, esses alimentos processados são ricos em sódio e gorduras, itens que em excesso podem alterar seu nível de colesterol e, claro, fazer você engordar. Confira como preparar batata chips light para comer sem culpa.

Ingredientes:

2 batatas-doce tamanho médio

1 colher de sopa de azeite de oliva

Sal a gosto

1 ramo alecrim

Modo de preparo:

Para a receita dar certo é importante que você corte as batatas em rodelas super finas. Misture-as no azeite e disponha em uma forma. Preaqueça seu forno a 180°C e leve ao fogo por pelo menos 20 minutos. Em seguida, polvilhe sal, pimenta do reino e raminhos de alecrim para temperar.  

Se você preferir, pode preparar a receita no micro-ondas. Basta programar o aparelho para potência máxima e colocar as rodelas sobre um papel toalha. Deixe o primeiro lado cozinhar por cinco minutos, vire, e deixe mais 2 minutos para finalizar.

Existem diversas variações de batata-doce no mercado, caso você comece a enjoar. A branca, também conhecida como angola ou terra-nova, é a menos doce, mas ainda mais seca que as outras. A amarela apresenta um sabor mais adocicado em relação à branca. A batata-doce roxa é comum em doces e compotas.

Evite preparar a batata chips light com excesso de óleo para que não fique mais calórica. Para aproveitar todos os nutrientes do alimento, mantenha a casca, pois assim você também aproveita as fibras. Também é possível preparar a receita com a tradicional batata inglesa, mas fique atento às quantidades para não exagerar nas calorias.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!