Dieta

Atenção às causas do colesterol alto! Saiba agora que hábitos de vida você precisa mudar

Por Redação Doutíssima 09/05/2014

Você conhece as causas do colesterol alto? Acredita que seus níveis só sobem ou descem conforme você se alimenta e como se alimenta? Saiba que não é só à mesa que mudanças podem ser necessárias para controlar possíveis acúmulos de gordura nas artérias.

As causas do colesterol alto podem incluir fatores como tendências genéticas ou hereditárias, além da obesidade, do tabagismo, de bebidas alcoólicas e da atividade física reduzida. A falta de exercícios físicos impacta decisivamente no aumento do colesterol LDL (ou mau) e na redução do HDL (ou bom colesterol).

As gorduras saturadas aumentam a quantidade de colesterol no organismo. Foto: Shutterstock

As gorduras saturadas aumentam a quantidade de colesterol no organismo. Foto: Shutterstock

Um dos fatores mais importantes neste processo é dieta. A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal como óleos, carne vermelha, leite não desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, quando ingeridas, aumentam a quantidade de colesterol no organismo. Sua contribuição é decisiva entre as causas do colesterol alto.

Após os 20 anos de idade, os níveis de colesterol de uma pessoa, naturalmente, começam a aumentar. O sexo masculino tem os níveis de colesterol estabilizados geralmente após os 50 anos. No sexo feminino, eles costumam permanecer relativamente baixos até a menopausa. Já após esse período, eles se elevam para aproximadamente o mesmo nível do que nos homens.

Ataque às causas do colesterol alto

Para controlar as causas do colesterol alto, evite ingerir alimentos com gorduras saturadas. A carne vermelha é outra aliada ao colesterol ruim, mesmo a carne magra, pois possui moléculas de colesterol entre as suas fibras. O ideal é comer carne branca e peixe. As manteigas também devem ser evitadas e substituídas por margarinas light ou diet.

Lembrando que uma das causas do colesterol alto é o consumo de gorduras, por isso, o indivíduo deve ingerir as gorduras insaturadas que estão presentes em alimentos de origem vegetal, como as frutas, as verduras e os legumes. As gorduras insaturadas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las.

Remédios

Existem remédios de controle das causas do colesterol alto, mas a aterosclerose (formação de placas de gordura, de cálcio e de outros elementos na parede das artérias do coração) só melhora com uma mudança mais significativa no estilo de vida.

Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle, são fundamentais para controlar o colesterol. As pessoas que têm diabetes ou hipotireoidismo devem ficar ainda mais atentas às possíveis causas do colesterol alto.

Conheça o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura que é produzida em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal, como carne, leite integral, ovos, entre outros. O colesterol desempenha funções essenciais em nosso organismo, no entanto, o excesso dele no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Em nosso sangue, o colesterol ruim deposita-se nas artérias, de forma a provocar o seu entupimento. Já o colesterol bom retira o excesso de colesterol ruim para fora dos vasos sanguíneos, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação de placas de gordura.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso