Receitas

Sopas light: aprenda a preparar receitas ideais para o frio

Por Redação Doutíssima 14/08/2015

Para quem deseja variar o cardápio da dieta, as sopas light são uma excelente alternativa. Além de uma refeição leve e com poucas calorias, é possível criar uma infinidade de combinações e sabores. Se você quer um prato delicioso para as noites de inverno, basta separar alguns ingredientes e preparar algumas opções.

 

Como preparar sopas light

Consumir muitas calorias impede a perda de peso e, por isso, o ideal é descartar aquelas com creme ou queijo. Essas são normalmente ricas em calorias e, assim, más escolhas se o objetivo é reduzir as medidas. A opção para quem não abre mão de cremosidade nas sopas light é usar um pouco de abóbora cozida, por exemplo.

sopas light

Para fazer sopas menos calóricas, os ingredientes saudáveis são uma boa opção. Foto: iStock, Getty Images

As melhores sopas para perder peso são aquelas ricas em fibras, substância que tem efeito de saciedade e por isso ajuda a ingerir menos alimentos. Os legumes são ricos em fibras, e você pode adicioná-los às sopas light sem peso na consciência.

Uma xícara e meia de vegetais misturados contém apenas 59 calorias e fornece quatro gramas de fibra. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é a ingestão de 25g de fibra por dia, com base em uma dieta de 2.000 calorias.

 

Além disso, outro cuidado importante ao preparar sopas light é na escolha da proteína, que também é importante para dar sensação de saciedade ao consumir o prato.

Carne de frango, peru, tofu e peixe são opções de proteína magra que você pode incluir nas sopas light em uma dieta de perda de peso. Evite carnes gordurosas, como cortes gordos de gado, que possuem mais calorias.

 

Receitas de sopas light

1. Canja de galinha light

sopas light 01 Shutterstock

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de óleo de coco

– 1 cebola picada

– 3 cenouras raladas

– 2 talos de aipo, picados

– 2 dentes de alho amassados

– 8 xícaras de caldo de galinha caseiro

– 3 xícaras de frango cozido

– 1 folha de louro

– 1 pitada de pimenta

– 1/2 colher de chá de tomilho seco

– 2 xícaras de leite de coco sem açúcar

– 1 pitada de sal

 

Modo de preparo:

Em uma panela grande, em fogo médio, derreta o óleo de coco. Adicione a cebola, o alho, a cenoura e o aipo, e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cinco minutos. Adicione o caldo de galinha, a galinha, a folha de louro, a pimenta e o tomilho, e mexa bem.

Leve para ferver e cozinhe por 40 minutos. Mexa e adicione o leite de coco e o sal, se desejado. Retire a folha de louro e sirva.

 

2. Creme de abobrinha e couve-flor

sopas light 02 Shutterstock

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

– 1 alho poró, lavado e cortado

– 2 abobrinhas picadas

– ½ couve-flor picada

– 2 dentes de alho amassados

– 4 xícaras de caldo de galinha ou de legumes caseiro

– 1 colher de chá de mostarda Dijon

– Orégano

– 1 colher de sopa de azeite de oliva

– Pimenta e sal a gosto

 

Modo de preparo:

Aqueça uma panela média com azeite, adicione o alho poró e refogue em fogo baixo por aproximadamente cinco minutos. Aumente o fogo para médio, adicione a abobrinha, o alho e o orégano, e mexa mais dois minutos.

Agora, coloque a couve-flor, a mostarda Dijon, e tempere com sal e pimenta a gosto, cozinhando por 20 minutos. Desligue o fogo e misture até ficar homogêneo, usando o liquidificador.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!