As propriedades de cura e prevenção do aloe vera já são utilizadas há milênios com finalidades estéticas e direcionadas à saúde. Não é à toa que muitos produtos industrializados contam com o ingrediente em sua composição. Mas você sabia que é possível utilizar a planta in natura e fazer uma hidratação com babosa intensa para a pele e os cabelos?
Fácil de fazer, esse tipo de tratamento ajuda a recuperar a vitalidade e a força das madeixas. Para se ter uma ideia, os próprios egípcios já conheciam alguns de seus efeitos medicinais. Popularmente conhecida como planta da saúde e da beleza, a babosa é capaz de operar verdadeiros milagres no corpo humano, especialmente devido às propriedades nutritivas.
Conheça as principais vantagens da babosa
Há vários benefícios já cientificamente comprovados do aloe vera. Dentre os principais estão efeitos curativos, umectantes, lubrificantes e nutritivos. Suas propriedades são capazes de inibir a dor e ainda possuem ação anti-inflamatória, cicatrizante, antibiótica, regeneradora, energética, antisséptica e analgésica.
Ou seja, os benefícios da planta vão muito além da estética. Ela pode ser utilizada como aliada no tratamento de casos de psoríase, queimaduras, alergias, acne, coceiras, ferimentos difíceis de cicatrizar, aftas, gengivite e até hemorroidas. Isso sem falar que se trata de um ótimo hidratante natural, que não oferece efeitos colaterais.
Quando o assunto é estética, a hidratação com babosa configura uma excelente alternativa para quem deseja manter a beleza dos cabelos e da pele. Por ser fonte de vitaminas A, C, D, B1, B12 e minerais, o suco de aloe vera ajuda a revitalizar a derme e mantê-la com aspecto jovem e sadio.
Tais nutrientes também apresentam benefícios para os cabelos. O extrato da planta é um pouco semelhante à queratina e ajuda a repor nutrientes perdidos, a evitar o ressecamento e, de quebra, auxilia no condicionamento do couro cabeludo. Há indícios ainda de que o ingrediente auxilia no crescimento dos fios em áreas calvas.
Uma boa dica é lançar mão da babosa antes de hidratar os cabelos com outros cosméticos. Isso porque ela contém enzimas proteolíticas, que ajudam na remoção de pele morta do couro cabeludo e facilitam a entrada dos nutrientes. Essa seria uma forma de potencializar a hidratação.
Hidratação com babosa: aprenda como fazer
A boa notícia é que fazer uma hidratação com babosa é tarefa simples. Para usufruir de um tratamento potente, a sugestão é aliar o poder da mistura desta planta com o mel. Inicialmente, basta selecionar folhas fresquinhas – você pode até cultivar em casa – e então raspá-las com uma colher, para retirar apenas a parte viscosa de dentro delas.
Depois, é só misturar com mel e aplicar nos cabelos. Deixe agir por cerca de uma hora e lave os fios normalmente. De preferência, deixe-os secar naturalmente após o processo, para que o calor do secador ou outros modeladores não interfira no resultado da hidratação.
Viu só como é simples? Isso sem falar que o custo desse tipo de tratamento é relativamente baixo. Vale experimentar, não é mesmo?