Bem-Estar > Zen

Tipos de meditação: quais são os principais e qual é o melhor para você

Por Pedro Katchborian 15/12/2017

Há vários tipos de meditação. As centenas de opções de meditação tornam o hábito possível para os mais variados perfis. Veja abaixo quais são os principais tipos de meditação e qual pode ser o melhor para você.

Segundo o blog Live and Dare, há três tipos principais: meditação com atenção focada, percepção aberta e presença espontânea. No método atenção focada, a ideia é prestar atenção em um único objeto. O mais comum é que seja a própria respiração, mantra ou parte do corpo.

A meditação de percepcão aberta foca na percepção da própria experiência de viver. A ideia é perceber o momento, mas sem focar em cada um deles. Já a presença espontânea não tem nenhum tipo de foco — a ideia é ter um olhar introvertido, buscando o autoconhecimento.

Entre esses três tipos de meditação, há várias linhas diferentes, que trazem várias histórias e origens.

Tipos de meditação

Zazen

Com origem no budismo zen chinês, o método Zazen consiste em sentar no chão com pernas cruzadas no chão ou em uma cadeira com a coluna reta. A ideia dessa linha é conduzir a atenção e focar na respiração, contando de dez a um, do maior para o menor. Cada vez que a pessoa expira, diminua um número. Quando chegar no número um, recomece a contagem.

Vipassana

Um tipo de meditação que também é budista é o Vipassana. O nome vem do idioma pali e significa “ver claramente”. Esse método também é chamado de mildfulness. Nesse, a pessoa percebe o movimento do abdômen e presta atenção em todos oos detalhes da respiração. A seguir, vá expandindo a sua atenção, percebendo objetos a volta e o som ambiente.

Meditação hindu com mantra

Método conhecido, a meditação hindu com mantra é uma frequência sonora que pode ser usada com objetivos para a mente. O mantra tem uma vibração e pronúncia correta. Nesta linha de meditação a pessoa deve se sentar com a coluna ereta e olhos fechados.

Meditação taoísta

Outro tipo de meditação popular é a taoísta, uma filosofia chineda que foca em dar ênfase à vida em harmonia com a natureza. O objetivo é acalmar o corpo e a mente e unificar o corpo e o espírito.