Bem-Estar > Zen

Dia de Reis: conheça simpatias e orações para a data

Por Redação Fortíssima 06/01/2016

O Dia de Reis comemora a chegada dos magos do Oriente a Belém para presentear o menino Jesus com ouro, incenso e mirra. Comemorada hoje, a data fecha a chamada época de Natal. Da mesma forma que outros marcos religiosos, esse dia é marcado pela tradição.

dia de reis-shutterstock-doutissima

A história diz que através de uma estrela eles foram guiados até Jesus. Foto: Shutterstock

Os três Reis Magos

Quando a época de Natal se aproxima, é bastante comum ouvirmos falar sobre os três Reis Magos. Mas, diferente do que a maioria das pessoas costuma acreditar, muito do conhecimento que se tem sobre eles foi adquirido com o passar do tempo. Eles são citados na Bíblia apenas no evangelho de Mateus, que dedicou 12 versículos ao assunto.

Os três Reis Magos seriam Baltasar (rei da Arábia), Melchior (rei da Pérsia) e Gaspar (rei da Índia).  A história diz que através de uma estrela eles foram guiados até o local onde estava Jesus, para fazer uma visita logo após seu nascimento e oferecer a ele presentes. 

É justamente pela quantidade de presentes oferecidos, um total de três, que se identifica a existência do mesmo número de reis. Isso porque Mateus não esclarece quantos eles seriam. O que se sabe é que as ofertas teriam significados bastante especiais.

O ouro representaria a nobreza, sendo oferecido apenas para reis. O incenso diria respeito à fé, comumente dado apenas a sacerdotes. A mirra, por sua vez, seria uma alusão ao sacrifício, dada apenas a profetas.

Vale lembrar que muitos estudiosos apontam que o fato de eles serem chamados de magos não significa que tivessem poderes extraordinários. Na verdade, o título costumava fazer referência ao grande conhecimento que tinham de astrologia. Afinal, conseguiram seguir a estrela até o lugar certo.

Orações e simpatias para o Dia de Reis

Como a crença é de que essa visita tenha ocorrido em 6 de janeiro, convencionou-se comemorar nessa data o chamado Dia de Reis. Trata-se de um dia para orações e simpatias bastante especiais. Confira algumas delas.

  • Orações

“Deus Pai, com discernimento e humildade, os Magos deixaram-se guiar até Jesus. Concedei-nos nós Vos pedimos as mesmas virtudes, para que juntos possamos seguir o caminho que nos leva a teu Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém”.

“Senhor Jesus, peço-te que me dês olhos sensíveis aos sinais, que nos revelam a Tua presença redentora, para que, tal como os magos, eu possa sempre Te adorar, pelo mistério da Tua Gloriosa Encarnação. Amém”.

  • Simpatias

Para aqueles que desejam boas energias, uma boa alternativa é escrever o nome dos Reis Magos na parte superior da porta, com um lápis. Logo depois, realize uma oração e peça proteção à casa e à família.

Quem deseja proteger a casa mais especificamente, deve colocar três dentes de alho descascados em um copo de água, no principal ambiente da moradia. Sempre que a água ficar turva, deve ser jogada em água corrente, conservando os dentes de alho enquanto estiverem brancos. É importante repetir a simpatia ao longo do ano.

Se o que você precisa é de dinheiro, é possível recorrer aos caroços de romã nessa data. Coloque três deles dentro de sua carteira o que, acredita-se, garante boas condições financeiras para o restante do ano.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!