Zen

Feng shui pode transformar a sua casa. Descubra como!

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

Seguindo os princípios do feng shui é possível criar uma sensação de equilíbrio e harmonia em sua casa, de acordo com os seguidores desta filosofia.

Origem do feng shui

O feng shui tem origem na China há pelo menos 3 mil anos e significa, literalmente, “vento e água”.

feng shui

Quando há equilíbrio perfeito em casa, feng shui promovee uma energia positiva. Foto: Shutterstock

Feng shui em casa

A arte do feng shui relaciona a forma como o local onde vivemos se reflete no modo como nos sentimos. O pensamento é que, se uma casa é saudável, então, o indivíduo pode ser saudável.

Quando existe um equilíbrio perfeito em casa, promove-se uma energia positiva. Segundo o feng shui, muitos fatores em uma casa podem bloquear essa energia positiva. O mais importante deles é a organização.

Feng shui cria fluxo de energia positiva

Ao caminhar pela sua casa, você tropeça em móveis ou tapetes? Você tem dificuldade em abrir as portas? Se a resposta for sim, você já sabe por onde começar.

Segundo o feng shui, o ar deve fluir em torno de tudo em sua casa. Por isso, os móveis devem estar longe das paredes, mesmo que apenas poucos centímetros. Abra suas janelas, pois a luz natural traz uma energia poderosa.

No feng shui, os espelhos são usados para refletir a energia em outros locais da casa. Os espelhos no feng shui nunca devem refletir as portas, pois pode devolver a energia que está dentro de casa. Espelhos também podem trazer uma sensação de relaxamento e bem-estar.

5 elementos do feng shui

Os cinco elementos do feng shui trabalham para restaurar a calma e trazer uma boa energia para a sua casa. Confira o que cada um deles pode fazer:

1. Madeira: tem o poder da criatividade e expansão e simboliza o crescimento e a flexibilidade para lidar com os problemas do dia a dia. Na casa, é usado em móveis, esculturas, acessórios e plantas. O bambu, por exemplo, é símbolo de riqueza e da força e pode ser plantado em vasos ou no jardim próximo à entrada principal da casa.

2. Fogo: está relacionado ao entusiasmo e habilidade de liderança. Na casa, é representado pelas luzes, velas, lareira e o principal dos componentes, o fogão. O fogão é considerado o “Deus” da casa, pois é através dele é que é feito o alimento. Com isso, é primordial cuidar bem de seu fogão, segundo o feng shui. Ele deve funcionar perfeitamente para dar vida e prosperidade no lar.

3. Terra: segundo o feng shui, ela afeta a nossa força física, gerando equilíbrio e estabilidade. Adicione elementos com terra em seu espaço usando objetos de barro, tijolos, cerâmica, pedras e cristais. Posicione uma bela peça de cristal ou um quartzo branco na entrada de sua casa para aumentar as boas vibrações e movimentar as energias positivas.

4. Metal: afeta a clareza mental e lógica. Os metais podem ser usados nas tubulações, nas estruturas e acabamentos da casa. Um exemplo de metal usando as técnicas de feng shui para filtrar as energias nocivas é o cobre, que proporciona saúde e bem-estar para os moradores da casa.

5. Água: a água é responsável pela espiritualidade e emoção. O equilíbrio através da água pode resultar em inspiração, sabedoria e perspicácia. Pode ser usada através de aquários e plantas em água. Uma mini-fonte, por exemplo, pode atrair riqueza e promover a limpeza energética do ambiente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Fujja das comidas que sugam suas energias

Confira algumas ideias para você começar o dia cheio de energia

10 boas resoluções de ano novo para você se inspirar

7 maneiras naturais para você ter mais energia e disposição

6 dicas das famosas para ter equilíbrio emocional

Relato de mãe: encontrar o equilíbrio? Só se for fazendo Yoga!

Harmonizar corpo e mente através do equilíbrio do sistema nervoso: conheça a terapia da Sofrologia