Quem pratica exercícios físicos regularmente sabe: para evitar dores e fadiga no dia seguinte, é preciso tomar medidas para auxiliar os tecidos musculares a se recuperarem após o treino, repondo o seu estoque de energia e permitindo restaurar lesões.
Esse é o objetivo da chamada massagem desportiva, indicada por especialistas por ser tão eficaz na reparação dos tecidos musculares. João Paulo Cortez, ortopedista do Instituto Lerner, responde 5 dúvidas sobre a técnica que reduz o excesso de ácido lático (responsável pelas cãibras e dores musculares) e melhora a circulação sanguínea, melhorando o condicionamento físico.
https://fortissima.com.br/2018/11/23/o-que-e-o-efeito-epoc-e-como-ajuda-a-emagrecer-14833961/
A massagem desportiva precisa ser feita por um massoterapeuta especializado, que irá entender quais são as características do paciente, seu condicionamento físico e a regularidade com que podem surgir lesões.
5 dúvidas respondidas sobre massagem desportiva
Quais são os benefícios da massagem desportiva?
João Paulo Cortez: Entre os benefícios da massagem desportiva estão o alívio de dores musculares e melhora da fadiga, aumento da flexibilidade e da circulação sanguínea, redução do estresse, prevenção de lesões e melhora do desempenho. Além disso, a dica mais importante é evitar o excesso de treino e a ausência de alongamento, pois no futuro isso pode levar a uma lesão grave.
https://fortissima.com.br/2018/10/16/tipos-de-prancha-abdominal-14833819/
Quando a massagem pode ser feita?
A massagem desportiva pode ser indicada antes de treinos ou competições, com o objetivo de melhorar a performance e a flexibilidade, e também após a atividade física. Neste caso, as lesões musculares causadas no treino são amenizadas porque, além de acelerar a regeneração do atleta, a técnica é capaz de tonificar o tecido muscular, eliminar as toxinas acumuladas e relaxar a musculatura que foi sobrecarregada.
Como ela é realizada?
A técnica possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação. A forma e a força empregadas nos movimentos vai depender do objetivo da massagem, pois ela pode ser utilizada para estimular a musculatura ou para a recuperação após o treino.
https://fortissima.com.br/2018/08/30/confira-o-treino-para-fortalecimento-do-joelho-de-fatima-bernardes-14833655/
Com que frequência a massagem deve ser feita?
O ideal é fazer de uma a duas vezes por semana, intercalando os dias.
Há contraindicações?
A técnica é contraindicada a pacientes com lesões agudas, doenças cutâneas, hipersensibilidade ou aversão ao toque, febre, infecções, tumores e trombose venosa profunda.
https://fortissima.com.br/2018/08/28/treinos-para-voce-fortalecer-os-gluteos-14833646/