Dica do Nutricionista > Nutrição

Conheça as vantagens e desvantagens de manter o pão na dieta – e quais os tipos mais saudáveis

Por Francine Costanti 07/08/2019

Quem não gosta de comer um pãozinho no café da manhã? O hábito é um ritual para milhões de brasileiros, mas muita gente tem tentado abandoná-lo por querer perder uns quilinhos ou manter uma alimentação mais balanceada. Mas será que é preciso cortá-lo de vez da dieta? E que tipos de pães são mais saudáveis? 

“O alimento está cada vez mais sendo substituído por outras preparações como tapioca, crepioca, ovos, entre outros. Isso tem acontecido porque, com a industrialização, os pães estão com mais conservantes, além de excesso de sal e açúcar. Desta forma, ele não se torna tão saudável”, explica Edvânia Soares, nutricionista e especialista em nutrição clínica, geral e esportiva. Mas isso não significa que é preciso banir o pão da dieta!

Se comparado ao pão integral, o pão branco é menos nutritivo e apresenta maior índice glicêmico. Foto: iStock

Pão branco x pão integral

O mais consumido pelos brasileiros, o pão branco é uma grande fonte de carboidratos. Por isso, é ideal para ser consumido logo ao acordar, já que o corpo precisa de bastante energia para fazer as tarefas do dia. 

No entanto, se comparado ao pão integral, é menos nutritivo e apresenta maior índice glicêmico, o que pode aumentar o nível de açúcar no sangue. Assim, a opção mais saudável para quem não quer deixar o pãozinho de lado é o integral, rico em fibras e magnésio, entre outras coisas. Isso se deve ao tipo de farinha usado no preparo: por conter pedaços de grãos, ela apresenta mais vitaminas e nutrientes. 

Coloque a mão na massa e faça um pão integral caseiro

Valor nutricional 

Segundo a nutricionista, por terem cereais acrescidos em sua composição, os pães integrais têm maior valor nutricional e, portanto, são mais saudáveis. Ainda que não seja integral, o pão francês também é uma boa opção por não conter conservantes e conservadores. 

Em relação a quantidades, o ideal é não consumir mais de 55 gramas ao dia – o equivalente a um pão francês ou duas fatias de pão integral.

Como substituir o pão

Para quem gosta de comer pão todos os dias, a nutricionista, no entanto, aconselha substituir às vezes por outros lanchinhos, como tapioca, crepioca ou até mesmo cereais com frutas. “Todos esses alimentos irão fornecer um aporte de carboidratos permitindo a mesma energia, porém com mais nutrientes”, afirma. 

Fique por dentro dos benefícios do pão proteico para a dieta

Recheios saudáveis X prejudiciais 

Não quer deixar de comer pão no café da manhã? Tudo bem! Você pode consumi-lo com alguns produtos mais naturais e menos calóricos, como geleia de frutas feita com adoçante ou mel, ricota com cenoura ralada, queijo branco, abacate e ovo cozido ou até iogurte temperado com ervas. 

Evite alimentos como manteiga, margarina, maionese e requeijão, pois são compostos por uma grande quantidade de gordura e possuem alto teor de sódio. Caso não consiga abandonar o hábito, troque-os por opções light, que muitas vezes têm metade das calorias do original.