Dieta

Fique por dentro dos benefícios do pão proteico para a dieta

Por Redação Doutíssima 02/10/2015

Manter uma dieta rica em nutrientes e vitaminas nem sempre é fácil. O pão proteico é uma ótima fonte de proteínas necessárias para o bom funcionamento do corpo. Quando consumido na quantidade certa e preparado da forma adequada, auxilia até mesmo em dietas.

Pão proteico é rico em proteína animal ou vegetal

A qualidade do preparo do pão proteico depende da escolha entre a proteína de origem animal e vegetal. A de origem animal – o ovo, por exemplo -, é superiora em relação à vegetal ou à opção em pó.

pao proteico

Adicionar proteínas ao pão pode ser opção para manter alimentação equilibrada. Foto: iStock, Getty Images

A nutricionista Geórgia Bachi explica que a proteína animal é rica em aminoácidos essenciais. Por isso, deve ser consumida em boas quantidades. Por outro lado, as que são de origem vegetal não possuem todos os aminoácidos essenciais necessários.

A partir de suas necessidades, prefira consumir carnes, leites, peixes e ovos, que são fontes de proteínas completas. Mas pode ser acrescentado à dieta o amaranto, grão de bico, feijão, semente de girassol, nozes, que são de origem vegetal e, ao mesmo tempo, ajudam na carência desses nutrientes.

Os benefícios desse pão são muitos. Pelo motivo da proteína ser um alimento construtor, ela atuará na manutenção de músculos, pele, cabelo, unhas, na formação de enzimas, hormônios, anticorpos e na regulação de processos metabólicos.

Como adequar o pão proteico à alimentação

Não existe regra de consumo ou restrições, tudo dependerá do perfil de cada individuo. É necessário respeitar a individualidade de cada pessoa, assim, ajustar os nutrientes de acordo com a dieta.

“Em termos calóricos, o pão proteico não é muito diferente dos pães tradicionais, o que muda são os ingredientes que compõem o produto.”, diz Geórgia. A regra de verificar a qualidade e o fracionamento adequado do alimento ingerido é o ponto mais importante de uma boa alimentação.

Como o corpo humano é constituído basicamente por água e proteína, é necessário que a alimentação não seja baseada em carboidratos, por exemplo.

1. Receita de pão proteico

Ingredientes:

– 200 g de farinha de arroz

– 40 g de farinha de aveia

– 1 sachê de fermento biológico

– 40 g de Whey Protein sem sabor

– 100 ml de água

– 30 ml de óleo de coco

– Sal a gosto

Modo de preparo:

Dissolva o fermento na água morna. Junte o óleo e sal. Vá adicionando a farinha, aveia e Whey Protein, trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea.

Passe farinha sobre a mistura. Tampe com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho por, aproximadamente, duas horas.

Coloque um fio de azeite em uma forma antiaderente e coloque a massa. Leve ao forno em temperatura de 180ºC por 20 minutos.

2. Receita de pão de micro-ondas

Ingredientes:

– 1 ovo

– 20g de farinha de aveia

– 20ml de bebida de arroz ou iogurte natural

– 1 colher de café de fermento de bolo

– Sal a agosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no mixer e bata tudo até que se forme uma mistura homogênea. Coloque em um prato fundo e leve a massa do pão proteico ao micro-ondas. A potência deve ser alta e estará pronto em cerca de dois minutos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!