Pele

Maquiagem para pele oleosa: 6 dicas para contornar o problema

Por Redação Doutíssima 10/06/2014

Se você tem a pele oleosa, o ideal é comprar cosméticos específicos para o seu tipo de pele e adotar alguns cuidados para evitar o excesso de brilho e o acúmulo de impurezas nos poros da pele. Estar atenta à maquiagem para pele oleosa é o recomendável.

Opções de maquiagem para pele oleosa

Atualmente, há no mercado diversos tipos de maquiagem para pele oleosa, com produtos oil free e de acabamento matificante, ideias para quem tem pele oleosa ou acneica.

Acerte na maquiagem para pele oleosa e garanta um visual recompensador. Foto: Shutterstock

Acerte na maquiagem para pele oleosa e garanta um visual recompensador. Foto: Shutterstock

Para acertar na maquiagem para pele oleosa, o ideal é não sobrecarregar o rosto e usar os produtos com bom senso. Confira a seguir uma relação de 6 dicas de maquiagem para pele oleosa e arrase no make!

6 dicas de maquiagem para pele oleosa

1. Hidratante: a pele oleosa também precisa ser hidratada, apesar do óleo secretado pelas glândulas sebáceas. Ao escolher a maquiagem para pele oleosa, opte por cremes de textura leve e fluida.

Procure na embalagem pelos termos: toque seco, efeito matificante e regulador de oleosidade. Prefiras as texturas de sérum e gel-creme. Antes de espalhar o produto, limpe bem e tonifique a pele, para remover o acúmulo de gordura dos poros e, consequentemente, reduzir o tamanho deles.

2. Primer: esta maquiagem para pele oleosa disfarça linhas finas e poros, controlar o excesso de oleosidade e aumenta a fixação da maquiagem. Quando a ideia for fazer uma maquiagem elaborada, prefira uma versão incolor e, em seguida, aplique a base.

Se estiver apressada e não houver a necessidade de cobrir muitas manchas, opte por um primer com cor ou pelos BB creams. Há também primers específicos para pálpebras e lábios, com o objetivo de prolongar a durabilidade da sombra e do batom. São produtos extremamente úteis para quem quer manter o make ao longo do dia.

3. Base: a oferta de bases com efeito mate é cada vez maior. Muitas vezes, vale a pena investir em um produto um pouco mais caro, já que é o item mais importante na maquiagem. Para aplicar, o ideal é usar um pincel achatado para distribuir bem o produto em toda a pele. Se sentir que exagerou na quantidade, pressione levemente um lenço de papel na testa, nas bochechas e no queixo.

4. Pó facial: os pós com partículas micronizadas (muito pequenas) conferem leveza, ótima aderência e acabamento aveludado à pele. A versão translúcida tem a função de tirar o brilho sem acrescentar mais cor. A que tem cor pode até ser aplicada sem base por baixo, se a pele não precisar de tanta cobertura. Entretanto, quem tem rugas ou linhas de expressão deve evitar o pó, pois ele geralmente realça as marquinhas de expressão.

5. Blush: aposte na versão em pó desta maquiagem para pele oleosa, pois ela fixa melhor e exige menos retoques. Os pós micronizados, com minipartículas, deixam o resultado mais natural sem pesar na pele. Opte por um blush sem brilho e fique atenta em onde aplicá-lo: dê um sorriso e observe o local que ficar mais saliente. Ali é o lugar certo.

6. Iluminador: toques de iluminador são mais do que bem-vindos para um visual mais natural. Aplique-o com a ponta do dedo ou com um pincel pequeno nas têmporas e acima do blush.

Alguns maquiadores preferem a textura em pó para secar a oleosidade, mas os novos produtos cremosos ou líquidos já vêm com toque seco. Já que a quantidade a ser usada é mínima, o iluminador nessas versões não agrava o aspecto oleoso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite