Beleza > Pele

Acantose nigricans: conheça as formas de prevenção e o tratamento

Por Redação Fortíssima 22/02/2016

Você já ouviu falar em acantose nigricans? Esse nome estranho se refere a uma doença bastante rara, geralmente relacionada com a obesidade. Entre seus sintomas, está o aparecimento de manchas escuras na pele, principalmente nas dobras, como axilas e pescoço.

Com causas diversas, que podem ser derivadas de alterações endocrinológicas ou distúrbios hormonais, a condição nem sempre é diagnosticada precocemente, o que dificulta o seu tratamento e prevenção.

Acantose Nigricans

Acantose Nigricans não costuma trazer complicações graves para a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Entenda o que é acantose nigricans

Na maioria dos casos, a doença não traz complicações para a saúde. No entanto, a acantose nigricans pode ser maligna ou indicar a presença de outras doenças mais sérias. Por isso, além de tratar os sintomas, é importante buscar o diagnóstico correto e identificar o fator causador do problema.  

A doença é caracterizada por hiperqueratose (excesso de queratina) e hiperpigmentação (lesões de cor cinza) nas regiões acometidas, que podem ser qualquer local do corpo, mas principalmente as partes de dobras como axilas, pescoço, virilha, mãos e pés.

As lesões provocam o espessamento da pele, que fica escura e com aspecto aveludado. Fazem parte do grupo de risco da doença pessoas obesas, com alterações endocrinológicas ou distúrbios hormonais.

O surgimento da acantose nigricans está relacionado principalmente a casos de hipotireoidismo, hipertireoidismo, acromegalia, ovários policísticos, diabetes, síndrome metabólica, doença de Addison, síndrome de Cushing  e resistência periférica à insulina. Além disso, alguns casos também são congênitos.

A disfunção ainda pode ser induzida pelo uso de drogas, como corticoesteroides e anticoncepcionais orais. Já os casos de acantoses malignas geralmente são provocadas por tumores no trato gastrintestinal.

O principal sintoma da acantose nigricans é visual, caracterizado pelo surgimento das lesões na pele de forma lenta e gradual, o que contribui para a doença ser notada, na maioria dos casos, quando as manchas já estão bem escuras e espessas. As lesões ainda podem ou não causar coceira, dependendo de cada caso.

Como tratar e prevenir

Não existe um tratamento específico para a acantose nigricans. Cada caso é analisado individualmente, definindo o procedimento de acordo com a causa. Quando provocada por alterações hormonais, o tratamento deve ser orientado pelo endocrinologista.

Em geral, são administrados medicamentos com o intuito de prevenir novas alterações na pele e amenizar as já existentes. Em alguns casos também é indicado sessões de laser e de dermoabrasão, que ajudam a amenizar os danos e a deixar a região acometida menos espessa.

Quando causada devido ao diabetes, deve-se manter os níveis de açúcar no sangue regulados para acelerar o desaparecimento das manchas. Já quando é derivada da síndrome dos ovários policísticos, a indicação é fazer tratamentos com anticoncepcional para regular os hormônios e atenuar as manchas.

Para prevenir a doença é recomendado manter o peso corporal ideal, ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Nos casos de origem congênita ou histórico familiar, é importante consultar um médico especialista periodicamente para monitorar a saúde da pele.

Gostou da matéria? Não esqueça de compartilhar suas opiniões e experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!