Guia dos Dentes

Tabu: É certo arrancar dentes por causa do aparelho?

Por Redação Doutíssima 13/08/2013

e-2

Um dos maiores tabus entre os pacientes e ortodontistas é o fato de precisar ou não arrancar determinados dentes ao longo do tratamento ortodôntico. Esse problema ocorre pelos mais variados motivos como:

– O paciente tem muito medo de arrancar o dente e realmente precisa para que o caso termine com excelência.

– O dentista de um amigo dele que também usa aparelho vai fazer o tratamento do amigo sem ter que arrancar dente e o caso dos dois é parecido(pelo menos é o que paciente acha).

e-3

– O paciente não se incomoda de arrancar um ou mais dentes desde que seja para uma melhor finalização do caso mas ele tem uma doença mais séria (como diabetes ou alterações sanguíneas e cardíacas) que pode comprometer sua extração e ele tem medo disso.

– Muitas outras dúvidas que aparecem na cabeça dos pacientes.

e-5

O que o paciente precisa entender para deixar o ortodontista trabalhar da melhor maneira e finalizar o caso perfeitamente?

– O medo é normal, seu dentista entende seu medo e vai utilizar de várias técnicas para que seu medo seja minimizado e a cirurgia aconteça com bastante tranquilidade e conforto.

e-4

– Cada caso é um caso completamente diferente e por mais que você acredite que o seu caso é igual ao de alguém, nunca é. Além disso, cada dentista vem de uma escola de ortodontia diferente e com isso, surgem pensamentos e técnicas diferentes; não que um seja melhor que o outro mas você não pode ficar ouvindo os dois senão vai ter sérias dores de cabeça. Escolha o dentista que você confia e siga em frente, ele vai cuidar bem de você.

– Sempre que um caso engloba várias especialidades, o dentista está apto para solicitar exames laboratoriais para ver seus problemas sistêmicos ou mesmo lhe encaminhar para cardiologistas ou endocrinologistas para fechar o caso e só depois disso operar.

e-1

O que posso lhe dizer é que as extrações realmente são muito utilizadas em vários casos na ortodontia. São diversas as novas tecnologias e novas escolas de odontologia então o mercado está bem competitivo. Escolha o ortodontista pela qualidade e não pelo preço. Estamos falando de saúde.