Muitas pessoas de várias idades sofrem com pernas e pés inchados. Esse problema, em geral, é desencadeado pela má circulação sanguínea. Para entender o motivo do seu inchaço nos membros inferiores, é preciso ter em mente que ele certamente está por trás de um outro problema que pode ser recorrente de uma alteração hormonal (como gravidez ou menopausa), idade avançada, doenças cardíacas, renais e venosas.
Além disso, ambientes muito quentes, falta de exercícios físicos, fumo e má alimentação também contribuem para o processo que deixa as pernas e pés inchados.
Como identificar pernas e pés inchados
Não é difícil saber se está com as pernas e pés inchados: basta apertar o osso da canela com o dedo indicador. Normalmente, a pele volta imediatamente, não fica nem marcado. Se você estiver com inchaço, surge uma depressão que demora para voltar, assim como também podem surgir marcas ao tirar as meias, como vergões vermelhos.
Para amenizar os sintomas, é importante que você evite ficar muito tempo em uma única posição, como sentado por longos períodos. O bombeamento do sangue dificulta a circulação e, consequentemente, a compromete e leva ao inchaço das pernas.
Prevenção de pernas e pés inchados
Caso você trabalhe por muito tempo sentado, procure fazer pausas a cada uma hora para dar uma caminhada – ir ao banheiro ou pegar um café ou uma água pode ser uma boa solução. Outra boa opção para reduzir as sintomas é diminuir a quantidade de sódio consumido. Além disso, nos dias em que você sentir suas pernas e pés inchados, busque tomar bastante água ou chá.
Ambientes muito quentes obrigam o corpo a dilatar os vasos da pele, fazendo com que haja o inchaço. Se você é mulher, opte por um salto de aproximadamente três centímetros – esse é o tamanho ideal para auxiliar na circulação e bombeamento de sangue para as pernas evitando o inchaço e desconforto.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, uma opção é deixar o pé da cama levemente elevado para que ao longo da noite suas pernas circulem melhor e você fique com elas desinchadas pela manhã.
Ainda vale a pena investir em atividades como caminhadas e outras modalidades, como pedalada e natação ou até mesmo subir escadas. Isso irá auxiliar no acúmulo de líquidos e o melhor, não é preciso alterar muito sua rotina para incorporar essa prática: basta trocar elevador por escadas e ir andando em percursos mais curtos, para os quais, geralmente, é usado o carro.
Drenagem linfática traz alívio
Uma técnica estética que pode servir de para trazer alívioao problema de pernas e pés inchados é a drenagem linfática. A frequência varia de pessoa para pessoa devendo ser analisada pelo profissional que vai executar a técnica.
Caso a retenção de líquidos seja excessiva, vale a pena consultar um médico para descobrir a razão pela qual isso acontece e, assim, conseguir executar o tratamento adequado para resolver o problema e aliviar o desconforto que o inchaço traz.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!