Vivemos em uma sociedade tomada pelo estresse e, todos os dias, corremos para cumprir todas as nossas tarefas. Entre as nossas preocupações, podemos adicionar ainda o entendimento de que o estresse engorda. Na verdade, para muitos, isso é apenas uma hipótese, no entanto, a ciência já descobriu que essa premissa é, na verdade uma constatação.
Entenda por que o estresse engorda
O estresse engorda, pois uma pessoa que está com uma sobrecarga acaba aumentando o seu nível de produção de cortisol. O cortisol é conhecido como a substância do estresse e é responsável pela supressão da função da tireoide e desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue.
Isso significa que a forma como o seu corpo funciona muda e a gordura abdominal acaba sendo armazenada, por isso, o acúmulo do cortisol faz com que seja verdade: estresse engorda.
Estresse engorda quando comemos de forma emocional
Além disso, o estresse engorda, pois cientistas já conseguem comprovar aquilo que na prática já sabemos: momentos de tensão ou depressão nos fazem propensos a comer de forma mais desenfreada.
Cientistas usam ainda o termo comer de forma emocional para descrever a forma como muitas pessoas se automedicam com comida para lidar com sentimentos negativos, como depressão, ansiedade, estresse e tédio. Isso também pode ser causado por fadiga ou exaustão.
Estudos confirmam que pessoas com estresse crônico tendem a ganhar peso tanto pelas mudanças hormonais relacionadas, quanto pelas estratégias que focam o ato de comer na compensação do alívio. Algumas vezes, as pessoas comem para completar um vazio interno ou para lidar com a toxicidade emocional.
Dicas pra controlar o estresse e não engordar
Agora que você já sabe que o estresse engorda, que tal largar o pote de sorvete e combater esse péssimo vício da nossa mente? Para conseguir atingir esse patamar, preparamos algumas dicas de reação para você. Confira como deixar sua mente mais saudável:
– Aprecie a você mesmo, suas qualidades, seu corpo.
– Tire um tempo diário para rituais de agradecimento e prece, ou ainda use esses momentos para relaxar e meditar.
– Exercite-se sempre que possível, e mais do que isso tente manter uma alimentação equilibrada. O déficit de nutrientes atenua a sensação do estresse.
-Ria muito, seja de si mesmo, de uma comédia ou de uma piada. A felicidade é contagiosa e pode ser exercitada.
– Procure ao máximo estar rodeado de pessoas, não seja antissocial. Ocupados e felizes comeremos menos.
– Sempre se importe com sua aparência e seu corpo, não deixe que ele fique relaxado. Seu exterior é um reflexo do seu interior!
– Esqueça as preocupações. Procure trabalhar de forma mais eficiente possível, porém não se deixe sugar por isso. Nunca permita que preocupações te causem aflição. Uma boa forma de lidar com o estresse que pode lhe engordar é rejeitando as preocupações. Nunca nem pense em coisas pequenas, mantenha o foco na solução e, quando não houver mais nada a ser feito, relaxe – mas deixe a barra de chocolates do lado de fora desse momento.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!