Esporte > Qualidade de vida

Você anda muito estressado? Conheça 7 opções de exercícios antiestresse para fazer em casa

Por Redação Doutíssima 16/05/2014

A correria do dia a dia nos leva, muitas vezes, a agirmos como robôs, no chamado piloto automático. As exigências são tamanhas que parecem intransponíveis. Junto a isso, aparecem as responsabilidades, desencontros amorosos e a falta de ânimo. Tudo resulta no aumento dos nossos níveis de tensão, e por fim, chegamos ao quadro de estresse.

Para recuperar o fôlego e cumprir com a rotina estabelecida, existe uma série de exercícios antiestresse que podem ser praticados, de forma a nos ajudar a vencer os desafios do cotidiano de uma forma mais tranquila e proporcionando equilíbrio entre o corpo e a mente.

Exercícios antiestresse proporcionam equilíbrio entre o corpo e a mente. Foto: Shutterstock

Exercícios antiestresse proporcionam equilíbrio entre o corpo e a mente. Foto: Shutterstock

Tipos de exercícios antiestresse

Muitas vezes, sequer nos lembramos de respirar de forma correta. A respiração costuma ocorrer de maneira involuntária, passando despercebida, sem que dediquemos atenção a ela. Mas você sabia que respirar é um dos exercícios antiestresse mais simples e naturais na tentativa de reduzir as tensões?

Ao respirar de forma incorreta, estamos aumentando o nosso nível tensional. O recomendável é que o ar venha a partir do peito. Então, respire fundo, inspire pelo nariz profundamente e expire através da boca e de forma lenta.

O Pilates é um método moderno de praticar exercícios antiestresse, fazendo uso de alongamentos e de atividades físicas para reeducar o movimento corporal e a postura. Ele aumenta a flexibilidade e a força muscular, além de melhorar a respiração.

Praticando caminhadas regularmente, você encontrará uma atividade física de combate ao estresse e à depressão e com vários benefícios típicos dos exercícios antiestresse. Caminhar promove o bem-estar psicossocial e estimula a libertação de neurotransmissores, como a serotonina e de endorfinas que atuam ao nível do humor e das sensações de bem-estar. Pessoas que caminham sentem menos sinais de depressão, dormem melhor à noite e ficam mais resistentes ao estresse.

Dicas de exercícios antiestresse

Algumas dicas de exercícios antiestresse podem auxiliar você no processo de retomada de energias e de alívio das tensões diárias. Elas são de fácil execução e não exigem muito tempo. Confira e pratique!

1. Durma um sono de qualidade, recuperar as energias perdidas, reforçando as defesas e o sistema imunitário. Ao acordar, espreguice-se bem antes de levantar;

2. Mova-se esticando e soltando as pernas de forma alternada, para cima e para baixo, depois girando da esquerda para direita e da direita para a esquerda. Faça o mesmo movimento sete vezes com cada uma das pernas;

3. Estenda o braço direito e mova a mão direita, para cima e para baixo, depois girando da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Repita agora com o braço esquerdo por sete vezes;

4. Simule o movimento de amassar um pão. Ponha a mão direita no ombro esquerdo e amasse em torno de sete vezes. Depois, faça o mesmo com a mão esquerda no ombro direito;

5. Feche os olhos por cerca de um minuto, sempre que puder e também pisque fortemente algumas vezes durante o dia;

6. Faça o gesto do sim e não, levante a cabeça no gesto de sim e, em seguida, no gesto de não. Repita ambos em torno de sete vezes;

7. Sorria, mas primeiro fique sério e sinta o rosto rígido. Em seguida, solte a musculatura e sorria muito.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Saiba como lidar com o estresse nos dias de hoje

Como reduzir o estresse, em 9 passos

Hipnose Condicionativa: novo tratamento para estresse