Dica do Dermatologista

Veja como evitar pelos encravados em 6 truques simples

Por Redação Doutíssima 25/08/2014

Nada mais desagradável do que os pelos encravados causados pela depilação ou depois de se barbear. Por isso, evitar pelos encravados é a melhor forma de tratamento.

Foque na prevenção para evitar pelos encravados

Os pelos encravados aparecem quando o pelo depois de cortado cresce dentro da pele. Com isso surge uma marca parecida com uma espinha. Os homens, cuja pele possui tendência a encravar os pelos, sofrem muito com isso, já que o problema pode causar coceira e uma aparência não desejada na pele.

evitar-pelos-encravados

Usar um creme para a depilação mantém a pele hidratada e suaviza o pelo. Foto: Shutterstock

Apesar de eles serem comuns, é muito fácil de proteger a sua pele do aparecimento dos pelos encravados. Basta ter alguns cuidados bem simples antes, durante e após a sua depilação.

6 truques para evitar pelos encavados

Veja a seguir quais são as maneiras de evitar pelos encravados que você pode incluir na sua rotina diária de beleza.

1. Esfolie a pele antes da depilação

Uma forma de prevenir os pelos encravados é esfoliar a pele antes da depilação ou de se barbear. A esfoliação ajuda a remover a pele morta, sujeira indesejada, oleosidade e irregularidades que podem desencadear o crescimento de pelos encravados.

Isso mantém a sua pele suave antes de iniciar o processo de retirada dos pelos, o que pode garantir que eles nasçam de maneira correta. No entanto, procure não esfoliar a pele no mesmo dia da depilação, faça isso um ou dois dias antes, pois ajuda a minimizar a irritação. Faça um teste e veja o que funciona melhor para você.

2. Tome um banho com água morna

Antes de fazer a barba ou se depilar, você precisa tomar banho com água morna por no mínimo três minutos. Isso vai ajudar a suavizar o folículo do pelo, facilitando a sua retirada. Quando o pelo torna-se mais fácil de remover, as chances de desenvolver pelos encravados é drasticamente diminuída.

3. Use um creme de depilação

Usar um creme hidratante específico de barbear ou para depilação pode ajudar a manter a pele hidratada e suaviza o pelo. Por isso, aplique uma boa camada de creme ou espuma, pois também impede de depilar o mesmo lugar repetidas vezes, o que pode causar irritação.

4. Aprimore a sua técnica

Para garantir a eficácia da depilação e, além disso, evitar pelos encravados, depile-se na mesma direção do crescimento dos pelos. Por exemplo, nas pernas passe o aparelho de cima para baixo. Além disso, se optar pelo uso de lâminas, certifique-se que a mesma está em boas condições, já que a lâmina tem uma vida útil bem curta.

5. Faça movimentos suaves

Segurando a lâmina perto do final do cabo ajuda a controlar a quantidade de pressão que você está usando em sua pele. A chave para evitar pelos encravados é ser gentil com a sua pele.

6. Pressione em vez de esfregar

Quando for secar o seu corpo, evite esfregar a toalha contra a sua pele, pois o atrito pode causar irritação. Em vez disso, para evitar pelos encravados, use uma toalha de algodão e pressione-a sobre a pele com movimentos suaves.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!