Pele

Fazer a barba exige produtos adequados ao seu tipo de pele

Por Redação Doutíssima 05/07/2014

Cuidados com a pele são comuns a toda mulher, mas não são exclusivos do público feminino. Os homens também devem se preocupar com a pele, principalmente, ao fazer a barba.

Fazer a barba sem agredir a pele

Enquanto as mulheres sofrem com as depilações e cabelos, eles tentam manter os pelos impecáveis e capricham no visual para fazer a barba de forma bem feita. Para ajudá-los nesta tarefa, uma série de dicas de como fazer a barba sem agredir a pele pode melhorar ainda mais o resultado final.

Higienização com um sabonete de limpeza suave é o primeiro passo do barbear. Foto: Shutterstock

Higienização com um sabonete de limpeza suave é o primeiro passo do barbear. Foto: Shutterstock

Dicas de como fazer a barba

Ao passar a lâmina, preste atenção no que está fazendo e procure fazer tudo com calma e cautela para que nada saia errado. Veja como fazer a barba sem imprevistos nesse passo a passo:

1º passo: faça a higienização do rosto usando um sabonete de limpeza suave;

2º passo: dilate os poros colocando uma toalha quente no rosto ou através do vapor da água do chuveiro;

3º passo: passe a espuma de barbear e, em seguida, passe a lâmina devagar no sentido do pelo para que não agrida a pele;

4º passo: massageie a região da barba com um creme condicionante de pH 4.5 ou 5.5 e passe novamente a lâmina. Dessa vez, no sentido contrário do pelo e sempre bem devagar;

5º passo: depois de fazer a barba, não esqueça de finalizar com um creme ou gel cicatrizante ou calmante, adequada ao seu tipo de pele;

6º passo: quem possui barba rala e pelos finos tem a opção de fazer a barba com o uso de um barbeador elétrico. Entretanto, quem preferir essa técnica deverá fazer a barba com lâmina pelo menos uma vez por mês.

Recomendações ao fazer a barba

A forma como você costuma fazer a barba é imprescindível para que os pelos e a pele fiquem numa boa. Outro fator importante é a escolha dos produtos a serem usados, porque eles também devem ser adequados para manter uma pele sadia.

Por exemplo, quem possui pele oleosa, deverá trocar a espuma pelo gel na hora de fazer a barba. Já os homens com pele normal ou seca podem usar a tradicional espuma de barbear.

Para as peles sensíveis, são necessários cuidados especiais e os produtos mais indicados passam as ser os cremes de emulsão não oleosa, que penetram rapidamente na pele. Estes produtos deverão ter efeito calmante e reparador.

Para minimizar irritações depois de fazer a barba sugere-se um mousse para peles sensíveis a fim de limpar e refrescar a pele. Outra dica para peles sensíveis é se barbear com água morna e fazendo muita espuma com o creme. Na lista de contraindicações para todos os tipos de peles, constam as loções à base de álcool.

Evite pelos encravados ao fazer a barba

Aparecemcom frequência e podem ser evitados ao fazer a barba com cuidado e sem pressa. Ao cortar o pelo com rapidez, o fio muda de posição e acaba crescendo por dentro da pele.

Quem já sofre com pelos encravados, a dica fazer a higienização diária e, para isso, utilizar uma esponja vegetal em movimentos circulares e de pouca fricção durante cerca de cinco minutos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Queda de cabelo no outono: qual a relação entre a estação e a perda dos fios?

5 Dicas para acabar com a queda de cabelo

Saiba qual a barba ideal para seu tipo de rosto

Os riscos de fazer a barba diariamente

Seu cabelo oleoso também não tem volume? Chega de sofrer: 10 dicas para dar volume a cabelos oleosos

Pele ressecada ou oleosa? Saiba como cuidar bem da sua pele de acordo com o tipo

Tudo sobre o botox: vantagens e desvantagens