Por muito tempo, se acreditou que os homens apresentavam mais problemas de saúde relacionados ao coração do que as mulheres. Entretanto, recentes pesquisas demonstram que não é bem assim: as mulheres têm tanto risco quanto os homens de sofrerem com condições cardíacas. Por isso é muito importante saber como cuidar do coração da mulher. Quer saber mais? Confira a seguir algumas dicas.
Como cuidar do coração da mulher em 6 passos
1. Alimentação saudável
Um dos mais importantes cuidados a se ter com o coração da mulher – e também com o dos homens – é aquele relativo à alimentação, já que é a partir desse descuido que diversas condições cardíacas se desenvolvem.
Consumo excessivo de gorduras trans ou saturadas é um erro, já que aumenta de forma significativa o risco de um ataque cardíaco ou de um acidente vascular cerebral. Mas há mais: ingerir grandes quantidades de sal é um veneno, uma vez que é a partir daí que se desenvolve a hipertensão arterial, por exemplo.
Portanto, se você quer cuidar bem do seu coração, evite consumir sal, gorduras ou açúcares e invista no consumo de frutas e verduras.
2. Exercite-se
O sedentarismo é um dos grandes inimigos do coração da mulher. Portanto, mova-se e faça exercícios físicos. Incluir 30 minutos de atividades físicas na sua rotina, todos os dias, diminui bastante o risco de doenças cardíacas e de muitas outras condições, como o derrame cerebral.
E se você tem problemas com isso, lembre-se que atividade física não é só sinônimo de esporte – deixar o carro em casa e caminhar já conta como atividade física, assim realizar as tarefas domésticas ou simplesmente levar seu cachorrinho para passear ao redor da quadra. O importante é estar em movimento.
3. Abandone o cigarro
Não é uma tarefa fácil, mas há uma série de métodos que podem auxiliar na tarefa de largar o tabagismo, como adesivos, goma de mascar e tratamentos diversos. O fato é que para cuidar do coração da mulher, deixar de fumar é algo imprescindível.
É que o hábito de fumar aumenta bastante o risco de condições cardíacas. E se você quer um estímulo, saiba que algum tempo depois de largar o vício os riscos diminuem gradativamente, e depois de 15 anos acredita-se que o risco de ter problemas no coração é igual ao de uma pessoa não fumante.
4. Controle seus números
Para cuidar do coração da mulher, é importante controlar a pressão arterial, o índice de massa corporal, o peso, a altura e os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, assim como o nível de glicose.
Por isso, fazer um check up periódico é uma das melhores formas de prevenção, já que no caso de qualquer anomalia você pode procurar um cardiologista de sua confiança e ele poderá indicar qual o tratamento mais adequado.
5. Consulte o médico regularmente
Caso você seja jovem e os exames estejam em níveis aceitáveis, provavelmente você não irá procurar um médico. Mas depois dos 45 anos é importante para cuidar do coração da mulher realizar consultas regulares ao cardiologista.
6. Cuide do estresse
O estresse é muito ruim para o coração. Quando a situação perdura no tempo, isso faz que ele se transforme em uma condição crônica e a partir daí afete todo o corpo humano. Há uma redução nas defesas do organismo, um esgotamento físico e ainda maiores chances de aparecerem doenças cardíacas. Portanto, relaxe.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!