Sexualidade

Tome cuidado com os alimentos que diminuem a libido

Por Redação Doutíssima 27/10/2014

O chocolate, as ostras e os morangos são conhecidos por suas propriedades afrodisíacas. O que pouca gente sabe é que, da mesma forma que alguns alimentos podem aumentar a libido, existem outros que têm um efeito adverso. Ou seja, se o seu desejo sexual está em baixa, a culpa pode ser de alguns alimentos que diminuem a libido.

 alimentos-que-diminuem-a-libido

Alimentos como o café podem contribuir para diminuir o seu apetite sexual. Foto: iStock, Getty Images

Por que há alimentos que diminuem a libido

Muita gente está sempre em busca de alimentos que mantêm a chama da libido acesa, visando melhorar o seu desempenho sexual. Mas evitar alimentos que diminuem a libido é igualmente importante para que você não tenha o seu desejo sexual arrefecido.

É claro que você não precisa ser radical e parar de consumi-los. O segredo está na moderação – evite o excesso dessas comidas e bebidas. Veja quais são e por que são considerados alimentos que diminuem a libido:

Saiba quais são os alimentos que diminuem a libido

Café

O café pode ser fundamental para dar aquela dose de energia extra para encarar um dia de muito trabalho. Mas na cama a história é outra. De acordo com estudos, o café reduz os níveis de cortisol, o que pode diminuir a energia e conduzir a um baixo desejo sexual.

Álcool

O álcool em excesso pode arruinar qualquer desejo sexual, aumentando as chances de disfunção erétil e ejaculação precoce nos homens. O excesso de bebidas pode causar uma reação química no organismo, que afeta o sistema nervoso, diminuindo a produção de testosterona. Por isso, é melhor não exagerar álcool se quiser ter uma noite inesquecível.

Hortelã

Quem está se preparando para um encontro amoroso sempre se preocupa com o hálito. Nestas horas, uma balinha de hortelã é sempre a sua melhor aliada. No entanto, ao mesmo tempo que beneficia o sistema digestivo e é um antisséptico com propriedades tônicas e estimulantes, pode também ter efeitos negativos sobre a sua libido e, por isso, é um dos alimentos que diminuem a libido.

Essa planta produz um álcool secundário, chamado mentol, que pode ter um resultado não desejado em seu apetite sexual. Por isso, nada de balinha ou suco de abacaxi com hortelã.

Carne vermelha

Para quem não dispensa uma porção diária de carne vermelha, deixe para os dias que você não tem nenhum plano sexual, já que ela é um dos alimentos que diminuem a libido. Segundo pesquisas, os hormônios e aditivos da carne vermelha podem perturbar o equilíbrio hormonal natural e ter um impacto no funcionamento sexual.

Soja

Este alimento benéfico para o corpo e a saúde pode não favorecer a sua vida sexual. A soja é um dos alimentos que diminuem a libido nos homens, porque contém fitoestrógenos, um hormônio que compete com o hormônio sexual masculino. Muita soja pode causar problemas com a função sexual e a fertilidade.

Doces

Os alimentos açucarados, especialmente os processados, são cheios de gorduras trans que afetam o sistema imunológico e a sua libido. As gorduras saturadas entopem as artérias, o que reduz o fluxo de oxigênio para os órgãos – incluindo o sexual.

O açúcar pode até mesmo afetar sua fertilidade, já que as gorduras têm um impacto negativo no baço, o que reduz sua capacidade de produzir glóbulos brancos necessários para os óvulos e espermatozoides.

Refrigerante

Essa é uma bebida que tem impacto indireto na sua potência sexual. Pesquisas também indicam que obesidade e diabetes, doenças causadas pelo consumo excessivo de refrigerantes e outros alimentos, também diminuem o apetite sexual.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!