Sexualidade

Tire suas dúvidas sobre os sonhos eróticos

Por Redação Doutíssima 30/10/2014

Se você acordou com os seus sentidos um pouco alterados, ou quem sabe até mesmo com as suas roupas íntimas mais molhadas, é possível que você tenha tido sonhos eróticos durante a noite. Eles são uma manifestação escondida em nosso inconsciente, que podem refletir necessidades por vezes bem diferentes daquelas que encontramos em nossa vida cotidiana. Seu sentimento de desejo é evidente em nosso corpo.

sonhos-eróticos

Sonhos eróticos são manifestações normais do nosso inconsciente. Foto: iStock, Getty Images

Por que tenho sonhos eróticos

Vários estudos sobre o conteúdo dos sonhos encontraram os seguintes números: quase 70% dos sonhos estão relacionados com sentimentos de ansiedade, raiva ou tristeza, enquanto os sonhos de conteúdo agradável são apenas na razão de 20%. Somente 1% dos nossos sonhos estão relacionados com sonhos eróticos ou algum tipo de experiência sexual.

Em termos psicológicos, os sonhos com mais erotismo podem representar o grau de repressão emocional e sexual que uma pessoa não pode consegue canalizar em sua vida. Segundo Freud, em todo sonho encontra-se um desejo reprimido. Um sonho erótico em particular pode estar relacionado com o medo, a ansiedade e com problemas a serem resolvidos no lado emocional e sexual. Se você já teve sonhos eróticos e tem dúvidas sobre o que eles representam, veja algumas questões que farão você entender tudo sobre eles.

O que acontece quando um homem tem sonhos eróticos?

Através dos sonhos eróticos, o homem pode ter uma ereção e ejacular, especialmente quando ele é mais jovem ou então quando não faz sexo em sua vida diária. Em muitos homens, a sua primeira ejaculação pode ter ocorrido em sonho. Metade dos adolescentes com idade em torno de 15 anos têm este tipo de experiência.

E o que acontece com mulheres?

As mulheres também têm sonhos eróticos, mas não é tão normal que ela tenha um aumento da lubrificação vaginal ou qualquer tipo de tempo de ejaculação. Isso não impede que os sonhos eróticos, por vezes, venham acompanhados por um orgasmo.

As mulheres podem acordar de um sonho erótico mais sexualmente excitadas e, em seguida, completar a experiência com a masturbação e o orgasmo. Ao contrário dos homens, apenas um pequeno número de mulheres relatam ter tido seu primeiro orgasmo através de um sonho.

É normal ter sonhos eróticos “proibidos”?

É comum que, nos sonhos que envolvem sexo, o seu par seja uma pessoa que não é seu parceiro ou parceira. Um colega de trabalho, chefe ou até mesmo uma pessoa da família pode aparecer nessa hora. Embora isso possa soar perturbador, você não precisa se preocupar, porque isso não significa que você tem algum tipo de desejo reprimido pela pessoa.

Existe uma época mais provável para os sonhos eróticos?

Os períodos em que seu corpo está mais propenso a ter encontros sexuais coincidem com os momentos em que as chances de ter sonhos sensuais aumentam. No caso das mulheres, antes da menstruação e durante a ovulação é o calendário de eventos em que a disposição dessas experiências pode ter um aumento significativo.