[the_ad_group id="16401"]
Sexualidade

Como combater a perda do desejo sexual recorrendo à terapia

Por Redação Doutíssima 26/09/2014

As pessoas normalmente têm diferentes graus de apetite sexual. Não existe um padrão único, e o desejo é diferente de pessoa para pessoa. Uma das queixas mais comuns entre casais é a disparidade no desejo sexual, o que muitas vezes pode levar a uma crise no relacionamento. Nesses casos, entender como combater a perda do desejo sexual pode salvar a relação.

Descubra como combater a perda do desejo sexual

A perda do desejo sexual pode acontecer por uma variedade de motivos e muitos deles podem ser psicológicos. Mas isso não significa necessariamente que é um transtorno, mas sim que é necessário descobrir como combater a perda do desejo sexual, já que pode influenciar a vida da pessoa que sofre com isso. Uma das formas mais eficazes de combater o problema é a terapia.

como-combater-a-perda-do-desejo-sexual

Casal que enfrenta problemas com o sexo devo considerar o auxílio psicológico. Foto: Shutterstock

O primeiro passo para entender como combater a perda do desejo sexual é excluir uma causa biológica. Níveis baixos de testosterona, depressão, diabetes tipo 2, e uma série de outras condições médicas podem contribuir para um baixo desejo sexual. Por isso, é importante detectar a existência de qualquer uma dessas doenças.

Como combater a perda do desejo sexual com a terapia

Caso não seja uma causa biológica, um terapeuta pode ajudar a obter o seu desejo sexual de volta. Mesmo se você tiver alguma condição médica, um terapeuta pode ajudar com os efeitos psicológicos dos seus sintomas, que podem afetar o humor, levar à frustração e criar uma tensão em seu relacionamento – o que agravaria o problema.

As mulheres normalmente pensam que a baixa libido de um homem tem a ver com a sua aparência ou questionar o amor do seu parceiro e isso pode elevar a pressão para ter relações sexuais e agravar ainda mais o problema.

Por isso, a melhor maneira de saber como combater a perda do desejo sexual é ir atrás das reais causas do problema e ter um apoio psicológico durante este processo, o que torna a terapia um ótimo método.

O que esperar de uma terapia

A primeira ação que o terapeuta irá fazer é avaliar as possíveis causas de sua falta de desejo. Independentemente da causa, a terapia irá incluir tarefas sob medida para o seu caso específico. Em diversas situações, poderá ser avaliado como se sente com elas. É muito importante o envolvimento do casal na terapia.

É muito normal o nervosismo ao falar sobre sua vida privada para um completo estranho, mas o seu terapeuta irá fazer você se sentir o mais confortável possível.

Na primeira sessão são coletadas algumas das possíveis causas do problema, várias questões sobre a sexualidade do paciente e outros aspectos de sua vida. É importante ser o mais honesto possível.

Com o tempo, as questões que impedem o desejo sexual de aflorar são revolvidas e aos poucos a sua libido irá voltar naturalmente . Se você quer descobrir como combater a perda do desejo sexual, não espere que esse problema se resolva sozinho e vá em busca de uma ajuda profissional.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]