Demonstrar empenho e aceitar novas funções sem ter ao menos certeza de que será realmente possível executá-las, abrir mão da hora do almoço para dar conta de responder os e-mails corporativos, fazer horas extras para entregar trabalhos antes do prazo.
Algumas soluções encontradas por certos profissionais para ganhar o reconhecimento das chefias podem até ser válidas. Muitos conseguem ser promovidos ao provar que não têm medo de muito trabalho. O problema está em manter o ritmo após ter atingido os limites do corpo e da mente.
Viver com muito trabalho prejudica saúde e produtividade
Ter muito trabalho pode significar sobrecarga. Excesso de tarefas pode, por sua vez, comprometer a qualidade dos projetos e, quando isso vira rotina e não exceção, há prejuízos à saúde e à produtividade.
Para que nem trabalhadores e nem empresas sintam os efeitos negativos de haver muito trabalho a ser feito, é importante que seja estimulado o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, o colaborador terá sua capacidade total à disposição durante o horário de expediente.
Repense sua postura ao detectar alguns dos sinais abaixo de que você está se dedicando em excesso à companhia com muito trabalho nas suas tarefas.
Sinais de muito trabalho
1. Não dar atenção ao companheiro e à família
Quem trabalha em excesso normalmente não consegue fazer e cumprir planos familiares. Muitas vezes também termina descarregando o estresse do escritório em casa, o que acaba arruinando a vida pessoal.
2. Estar a mais de um ano sem tirar férias
Eis um forte indício de que se está trabalhando demais. Quando o profissional não se dá conta de que ainda não teve uma pausa durante o ano para recarregar as energias, significa que não teve tempo para si. Planejar as férias é uma forma de respeitar a vida pessoal.
3. Você atende o telefone pessoal como na empresa
Ao invés de dizer “alô”, diz o nome e menciona a o título da organização. Também pode acontecer de discar o 0 ou 9 para conseguir linha para uma ligação externa.
4. Acordar no horário de trabalho no fim de semana
É o caso das pessoas em que o cérebro “acorda” no momento em que o despertador normalmente toca.
5. Engordar
Má alimentação e falta de tempo para se exercitar são comuns entre os profissionais que têm muito trabalho em seu cotidiano. De forma geral, a gordura dos funcionários workaholic se concentra na cintura.
6. Encontrar-se diariamente com a equipe do turno da noite
Alguns ficam até mais tarde para concluir trabalhos e, quando se dão conta, estão na empresa só com os funcionários da limpeza e da segurança.
7. Ter problemas de postura
Tempo demasiado na frente do computador traz consigo dores nos ombros, pescoço e na coluna.
8. Adormecer no ônibus ou metrô
Sim, dormir no trajeto para casa pode ser um sinal de exaustão. Deitar-se diariamente mais cedo pode ajudar a oferecer ao corpo mais horas de sono para recuperar-se do cansaço.
9. Beber energéticos para manter-se ativo
Este é o sinal mais nítido de que o profissional não está conseguindo lidar com as exigências excessivas do trabalho. Lembre-se de que as pessoas devem trabalhar para viver, e não viver para trabalhar.