Diagnosticadas como um tipo de doença crônica benigna, as dispepsias ocorrem por uma falha no processo de digestão de algumas pessoas. Ela é causada ou por uma alimentação com comidas inadequadas ou por comer em quantidades exageradas.
As dispepsias se manifestam geralmente em períodos em que o paciente está em momentos de alto estresse, e caracterizam-se pela digestão lenta dos alimentos. O principal dos sintomas da doença são as dores na região abdômen.
Para aliviar e evitar os sintomas e desconfortos causados por esta doença, são recomendados o consumo de alguns chás caseiros e naturais, além da mudança nos hábitos alimentares.
Chás contra dispepsias
Chá de cúrcuma
O chá de cúrcuma é um dos principais métodos naturais indicados para o tratamento de dispepsias e de outras doenças e distúrbios gástricos. Veja a receita:
Ingredientes:
– 1 ½ grama de folhas de cúrcuma
– 150 ml de água
Modo de Preparo:
Primeiro, ferva as folhas da planta junto com a água por, no mínimo, 10 minutos. Feito isso, coe o chá e espere amornar. O ideal é que as pessoas portadoras da doença bebam de duas a três xícaras da mistura todos os dias, para sentir o alívio nos sintomas.
Chá de mamoeiro
Para fazer esta receita você precisará de algumas folhas de mamoeiro e de água. O modo de preparo é idêntico ao do chá de cúrcuma: ferva a água com folhas por cerca de dez minutos e coe.
O chá de mamoeiro precisa ser consumido quente e sem a adição de açúcar. O indicado é o beber diariamente, depois de todas as principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar.
Chá de hortelã
O chá de hortelã é conhecido por ter substâncias capazes de acalmar o estômago e, por consequência, diminuir os sintomas das dispepsias, azias e gastrites. Você pode preparar pequenas porções do chá para tomá-lo sempre fresco e garantir a eficiência de seus efeitos.
Para fazer uma xícara de chá de hortelã, coloque uma colher (de chá) de folhas secas ou frescas da planta e preencha a xícara com água fervente. Deixe a mistura parada por, no mínimo, cinco minutos, e depois coe. Não adicione açúcar ou adoçantes.
Hábitos alimentares que evitam as dispepsias
Além de consumir os chás citados acima, é essencial manter hábitos alimentares para aliviar e até mesmo sanar os sintomas das dispepsias. Portanto, listamos algumas dicas básicas que irão ajudar você nesse processo. Confira:
– Não faça suas refeições com pressa ou estressado. Se você estiver nessa condição, com o metabolismo agitado demais, isso dificultará a digestão dos alimentos
– Prefira comer alimentos crus aos cozidos. O cozimento elimina algumas enzimas boas para digestão dos alimentos
– Evite comer carnes vermelhas, pois, além de serem difíceis para o organismo digerir, podem conter bactérias
– Mantenha uma dieta com muitas fibras e minerais. Estes nutrientes têm fácil absorção no organismo
– Exclua de seu cardápio as bebidas alcoólicas, vinagres, café e alimentos picantes ou com presença de cafeína. Evite consumir também lentilhas, amendoim e soja.