Talvez você já tenha ouvido falar, porém não sabe exatamente o que é estrogênio. Ele é o que chamamos de “hormônio da mulher”. Isso porque é responsável pelas características femininas de uma pessoa, agindo não só na anatomia e nas células, mas também no comportamento.
Por que saber o que é estrogênio?
Saber o que é estrogênio e como ele atua no organismo é importante para entender como o corpo funciona. É devido a esse hormômio que as mulheres são mais sensíveis que os homens e têm atitudes que podem parecer estranhas, como as que surgem na tensão pré-menstrual (TPM).
Não é a toa que isso acontece, pois o estrogênio mulher só passa a ser produzido quando começam a aparecer os sinais sexuais secundários femininos. Ou seja, quando a mulher começa a menstruar, caracterizando a adolescência. Esse componente segue com elas até a menopausa, quando deixa de ser produzido.
O que é estrogênio para a mulher?
Este hormônio é importante para a mulher porque é ele que promove o aumento das mamas, dos músculos, da maturação da vagina, das glândulas, quadris e coxas. Sem ele o corpo feminino teria formas semelhantes ao corpo dos homens.
Este hormônio é produzido pelo folículo ovariano em maturação, que é liberado no organismo na primeira fase do ciclo menstrual. É por causa do estrogênio que a mulher tem a textura da pele feminina mais macia.
Ele também contribui para o equilíbrio do colesterol e desenvolvimento dos ossos. Por isso, quando essa substância deixa de ser produzida, a mulher tem mais chances de desenvolver osteoporose.
Saber o que é estrogênio e como ele age no organismo das mulheres grávidas é de extrema importância. Isso porque os níveis deste hormônio aumentam consideravelmente durante a gestação. É é dele a função de promover o crescimento das mamas, para que a mulher produza o leite, o aumento do miométrio uterino, que ajuda na hora do parto.
Esse componente ainda promove o relaxamento dos ligamentos pélvicos e estimula a produção da progesterona, o hormônio mantenedor da gravidez.
O que é estrogênio para o homem?
Você pode até estar se perguntando: “como assim, homem também tem esse hormônio?”. A resposta é sim. E novos estudos sugerem que é a influência desta substância que faz os homens, após os 65 anos, apresentarem perda muscular, barriga acentuada e redução do apetite sexual.
As pesquisas ainda são recentes, mas revelam um fato importante: o que é estrogênio para homem não é o mesmo para a mulher. As funções e efeitos são muito diferentes.
A falta de estrogênio no organismo provoca a redução do brilho da pele, característica típica feminina, e o aumento da gordura corporal, em especial na região da barriga. A redução do hormônio também influencia na saúde da vagina.
Como ele ajuda a regular o colesterol, a ausência dessa substância hormonal pode estar ligada a ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares, especialmente nas mulheres. Depressão e irritabilidade também são associadas à ausência ou redução dos níveis do hormônio no organismo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!