Remédios Caseiros

Chá preto: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

Originado da planta Camellia sinesis, assim como os chás verde e branco, o chá preto sofre oxidação e fermentação para obter suas características. Primeiro, as folhas ficam em uma prateleira onde são sopradas para remover um pouco de sua umidade e ficarem flexíveis.

cha preto

Entre outras propriedades, o chá preto beneficia a capacidade de memória. Foto: iStock, Getty Images

Depois, elas são enroladas para que suas paredes celulares se quebrem, liberando os açúcares necessários para fermentação. Por fim, em um ambiente muito úmido, as folhas ficam escuras e ganham suas propriedades medicinais vistas a seguir.

Por que tomar chá preto

 

Rico em agentes antioxidantes como os flavonoides, o chá preto impede a oxidação do colesterol ruim (LDL), diminuindo as chances de doenças cardíacas e a formação de coágulos no sangue.

A vasodilatação coronária ainda é melhorada. Outro elemento presente no chá, o manganês, também contribui para saúde cardiovascular ajudando no bom funcionamento do músculo cardíaco.

Já os polifenóis evitam a formação de agentes cancerígenos e impedem, principalmente, o desenvolvimento de câncer no ovário, pulmão, próstata, colo retal, estômago, mama e bexiga.

As células cancerígenas sofrem morte celular programada graças a um composto chamado TF 2 e o consumo de chá preto ainda reduz o risco de câncer bucal, ocasionado pelo uso excessivo de cigarros e outros produtos derivados do tabaco.

No aparelho digestivo, esse chá ganha efeito terapêutico combatendo doenças gástricas e intestinais ao mesmo tempo em que exerce ação antidiarreica. Devido ao seu nível moderado de cafeína, em comparação ao café, o chá permite um bom fluxo sanguíneo para o cérebro sem sobrecarregar o coração.

A cafeína ainda aumenta a capacidade da memória e reduz os níveis de cortisol responsáveis pelo estresse. Um hábito regular de consumo do chá também pode proteger da doença de Mal de Parkinson.

A grande quantidade de taninos presentes no chá preto combatem a gripe, a disenteria, a hepatite e ajudam eliminar tumores. Eles também aumentam a capacidade do sistema imunológico. O chá ainda age como antibiótico, acabando com as bactérias causadoras do mau hálito e mantêm a pele livre de acnes e outras inflamações da derme.

Como fazer?

 

Para preparar o chá preto será necessário dois saquinhos do chá e uma xícara de água. Leve a água ao fogo e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Depois acrescente o chá na água e deixe abafado durante 5 minutos.

Para fazer o chá com a erva conte 2 colheres (sopa) da erva para cada litro de água. Consuma o chá no intervalo das refeições, quente ou frio. Evite tomá-lo à noite, pois a cafeína pode provocar insônia.

Contraindicações

 

Mulheres grávidas ou em período de amamentação devem evitar tratamentos com chá preto uma vez que a cafeína atravessa a barreira placentária e contamina o leite materno, podendo afetar o bebê.

Pessoas que sofrem de hipertensão, úlcera gástrica, insônia e batimentos cardíacos irregulares devem consultar um médico antes de consumir a erva. O consumo em excesso ainda pode causar a ansiedade, dor de cabeça e toxicidade no sistema nervoso, provocando convulsões, delírios, cefaleia e taquicardia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!