Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar espinhas

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

A acne é um problema que aparece especialmente durante a adolescência, mas também pode dar as caras em pessoas das mais diversas idades, principalmente naquelas que possuem a pele oleosa. Para tratá-la, há muitos cosméticos que podem ser eficientes, mas muitas vezes acabam irritando a pele. Uma alternativa segura é tratar espinhas com remédios caseiros.

tratar-espinhas

Remédios caseiros podem combater as bactérias presentes nas espinhas. Foto: iStock, Getty Images

Tratar espinhas é cuidar da oleosidade

Os folículos pilosos da pele possuem glândulas secretoras de óleo, conhecidas como glândulas sebáceas. A substância oleosa secretada por estas glândulas é chamada de sebo, que ajuda a lubrificar a pele e o cabelo. O excesso de secreção de sebo e as células mortas da pele juntas acabam bloqueando os folículos, resultando em espinhas. Mas e quando elas aparecem, o que podemos fazer?

Remédios caseiros para tratar espinhas

Máscara de aveia e mel

Você pode usar o mel com farinha de aveia e preparar uma máscara caseira para tratar espinhas. Enquanto a aveia limpa o excesso de óleo e sujeira, o mel funciona devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórios, eliminando a vermelhidão e o inchaço. Para isso, você vai precisar de três colheres de sopa de farinha de aveia e duas colheres de sopa de mel e água.

Primeiro, cozinhe a aveia em água por alguns minutos. Depois, adicione o mel e deixe a mistura esfriar. Depois de fria, a mistura pode ficar um pouco seca, então, adicione um pouco mais de mel. Agora, aplique a máscara na região afetada pelas espinhas e deixe agir de 15 a 20 minutos e lave a pele com água morna.

Hortelã

As folhas de hortelã contêm mentol, que é um analgésico natural e um agente anti-inflamatório. Além de aliviar a dor e o inchaço causados pela espinha, a hortelã também pode acalmar qualquer tipo de coceira na pele.

Para utilizar este remédio caseiro para tratar espinhas, basta esmagar algumas folhas de hortelã e aplicar na área das espinhas. Deixe agir de 10 a 15 minutos e após lave com água morna. Para ver resultados rápidos, repita este método de duas a três vezes ao dia.

Máscara de canela e mel

Já vimos que o mel pode ajudar a tratar as espinhas. Mas assim como ele, a canela tem propriedades antibacterianas e também pode atuar nas infecções fúngicas. Quando você aplicá-la topicamente junto com mel, vai eliminar a sujeira e as bactérias que estão por trás de sua espinha.

Use uma colher de chá de canela, 2 colheres de sopa de mel, 1/2 colher de chá de suco de limão. Agora, misture todos os ingredientes e aplique sobre a pele limpa. Deixe agir de 15 a 20 minutos e lave com água morna.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui propriedades anfotéricas, o que significa que pode atuar tanto como uma base ou ácido. Ele pode, assim, equilibrar o nível de pH da pele – o desequilíbrio é outra comum causa das espinhas. Além disso, possui propriedades antissépticas e também anti-inflamatórias, que curam a irritação e o inchaço.

Além de todas essas propriedades, o bicarbonato de sódio também esfolia a pele, retirando a sujeira e a pele morta, que são uma das principais causas da acne. Para utilizar o bicarbonato de sódio para tratar espinhas, basta utilizar uma colher de sopa desta substância e água.

Misture o bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta e aplique sobre as espinhas. Deixe agir e 10 a 15 minutos e lave com água morna.


Sites parceiros