Quando se fala em proteção das crianças na beira da praia, vale tudo. Uma boa opção para quem tem filho pequeno é usar camisa com proteção UV (ultravioleta). Isso mesmo. Já existe no mercado roupas capazes de proteger a pele de danos provocados pelo sol.
Inicialmente feitas e usadas somente por surfistas e praticantes de esportes em alto mar, as camisas caíram no gosto dos papais que querem ver os pimpolhos longe de queimaduras ou irritação na pele.
O preço da peça varia entre R$ 35 e R$ 100, dependendo da marca. Mas cada centavo investido nessa camisa vale a pena.
Como funciona uma camisa com proteção UV
Pode parecer estranho – e muita gente até duvida que uma roupa seja capaz de proteger dos raios solares. Mas pode acreditar, isso é possível.
Na verdade, qualquer peça que esteja por cima da pele consegue alguma coisa de proteção, algo que não chega a 5%.
Já com uma camisa com proteção UV é possível bloquear 95% dos raios UVA (esses raios penetram profundamente na pele e causam danos e incentivam o envelhecimento da pele) e 98% dos UVB (agem principalmente no verão e são os responsáveis pelas queimaduras do sol).
Esses fatores de proteção são possíveis devido à maneira como a camisa é confeccionada. O principal material de uma camisa com proteção UV é a poliamida, podendo também ser encontrada em poliéster.
Durante a fabricação, é misturado protetor solar, dióxido de titânio, que penetra no tecido e se incorpora, sendo o responsável pela proteção dos pimpolhos.
Tecido comum e camisa com proteção UV
Numa camisa de tecido comum, de algodão, por exemplo, os raios solares com radiação ultravioleta incidem sobre o pano. Uma parte é refletida, cerca de 5%, e a outra atravessa o tecido e atinge a pele.
Neste caso, para que a proteção seja um pouco melhor, a roupa deve ser de um tecido bem mais espesso.
Já a camisa com proteção UV, a proteção pode passar dos 90, porque o material que é feito a camisa (poliamida) tem estrutura capaz de bloquear a radiação solar, refletindo a maior parte dos raios UVA e UVB.
Outras vantagens da camisa que protege do sol
Tem coisa mais chata do que ficar tirando areia do corpo? Quando se tem criança é pior ainda. O entra e sai de dentro d’água aliado à areia faz com que os pequenos se transformem em verdadeiros croquetes.
Além da fricção na pele, a areia pode ainda causar alergia. A camisa com proteção UV também é uma aliada quando o assunto é areia.
O tecido é bem fechado e o granulado da areia não consegue penetrar, assim a pele do tórax e braços ficam protegidas. Pernas e bumbum já não terão tanta sorte.
Outro detalhe interessante da camisa é que ela nunca perde a proteção, mesmo depois de várias lavagens. Algumas marcas, que não tem a poliamida como material principal, duram um número ‘x’ de lavagem.
Por isso, é sempre bom se informar na hora da compra. Mas ainda assim, são eficazes no bloqueio dos raios solares nocivos à pele.