Esporte

Veja como o vôlei de praia faz perder calorias

Por Redação Doutíssima 09/01/2015

São incontáveis os benefícios do vôlei de praia, um dos esportes mais completos para se praticar durante o verão. Ele é diferente da modalidade comum do voleibol e seus resultados são ainda mais satisfatórios porque intensifica os esforços.

Vôlei de praia causa mais impacto

Além de poder ser praticado em um ambiente à beira do mar, o exercício causa mais impacto no corpo por ter impulsos na areia, que são maiores do que na quadra. O vôlei de praia deixa as coxas, os glúteos e o abdômen mais definidos.

vôlei de praia

Um dos esportes mais praticados no verão é aliado da perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

E isso acontece com maior facilidade do que em outras práticas esportivas, que não exigem tanto dos músculos posteriores e da barriga. Além disso, é visível o aspecto malhado, definido e trincado dos jogadores profissionais, uma inspiração para os “amadores”.

Por ser uma modalidade de jogo com número de participantes reduzidos, o vôlei de praia é intenso. Em algumas partidas, pode haver apenas dois jogadores por equipe (na regra oficial, seria assim), então o esforço é bem maior.

Por causa disso, o gasto calórico é muito maior do que o vôlei na quadra. Em uma hora, é possível eliminar 900 calorias, um terço a mais do que é perdido na modalidade tradicional.

Cuidados na prática do vôlei de praia

Primeiramente, é preciso notar que, como o nome mesmo diz, o vôlei de praia é praticado à beira-mar. Por isso, a maresia e o sol contribuem muito para queimaduras de sol. Utilize sempre bastante protetor solar, de preferência com FPS 30, para garantir maior proteção.

Não se esqueça de reaplicar o produto nos intervalos dos jogos, pois o suor pode ir eliminando-o aos poucos. Faça alongamentos e exercícios de aquecimento antes de jogar. O impacto com a areia, em solo irregular e que sedimenta, dificulta muito o deslocamento e exige impulsos maiores, sendo mais propício a causar lesões.

Proteja as articulações e tente manter estabilidade na região lombar durante os saltos. No entanto, essa mesma questão é benéfica por fortalecer a musculatura e melhorar o sistema cardiovascular.

Como é o jogo

Na década de 1920, nos estados da Califórnia e do Havaí (Estados Unidos) foi criado o vôlei de praia, uma modalidade derivada do vôlei de quadra. Praticado na areia, ele se tornou um esporte profissional nos anos 1980, quando chegou ao Brasil e começou a ser praticado por aqui também.

Ele é jogado na praia, em uma quadra demarcada com uma fita. As medidas oficiais da marcação são 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. Exatamente no meio, é erguida uma rede de 2,43 metros de altura para a modalidade masculina, e 2,24 metros para a feminina.

Disputado por equipes compostas de dois a quatro jogadores, vence o grupo que ganhar dois sets em um total de três no jogo todo. São contabilizados 21 pontos pelos dois primeiros sets, acontecendo um terceiro em caso de empate.

Quando isso ocorre, o terceiro set soma mais 15 pontos. Para concluir o set, a equipe sempre abre com dois pontos de vantagem. A marcação dos pontos é feita quando a bola passa por cima da rede, atingindo a quadra do time adversário.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!