Remédios Caseiros

Trate a queimadura solar com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 12/10/2014

Exagerou no tempo se bronzeando na praia? Não passou protetor solar antes daquela corrida matinal? Os motivos podem ser vários, mas a queimadura solar arde, incomoda e pode até causar câncer de pele. Conheça alguns remédios caseiros, fáceis de fazer, que vão te ajudar a diminuir a vermelhidão da pele e aliviar a dor.

queimadura-solar

O protetor solar evita queimaduras e problemas como o câncer de pele. Foto: iStock, Getty Images

Gel caseiro para amenizar a queimadura solar

Vamos começar com um gel feito com mel, óleo de alfazema e babosa, que irá amenizar a ardência das queimaduras. Nessa fórmula, o mel atua como um hidratante, o óleo de alfazema acelera o processo da troca da pele queimada por uma nova e a babosa auxilia na cicatrização dos ferimentos.

Comece separando os ingredientes. Para essa receita, você precisará de duas colheres (chá) do gel da babosa. Com o auxílio de uma faca, abra a folha da babosa e extraia o líquido necessário do interior da planta.

Feito isso, selecione uma vasilha de sua escolha – não precisa ser muito grande – e coloque a babosa, duas colheres (chá) de mel e duas gotas do óleo de alfazema. Misture até que um creme homogêneo se forme.

Umedeça a área da queimadura solar com água fria e espalhe o gel com cuidado, formando uma camada fina. Deixe agir por cerca de 20 minutos e depois retire o creme com água gelada em abundância. Essa mistura caseira pode ser aplicada todos os dias, até que a pele se recupere completamente.

A raiz de gengibre também diminui a dor causada pela queimadura solar e acelera a cicatrização da pele. Se a sua queimadura for leve, corte o gengibre em rodelas – a quantidade vai depender do tamanho do seu ferimento –, dê uma esquentada rápida no microondas e coloque sobre a ferida. Caso esteja muito dolorida, prepare uma bolsa contendo gengibre quente, descascado e triturado. Mantenha até que o gengibre esfrie e repita até que a queimadura melhore.

Compressas também ajudam a tratar queimaduras solares

Compressas líquidas são eficazes no combate a queimadura solar e não dão nenhum trabalho. Molhe uma toalha ou pano de sua preferência e deixe descansando sobre a região dolorida por cerca de 15 minutos, até que o inchaço e a dor diminuam. Troque quando a mesma absorver o calor do seu corpo.

Alguns banhos de imersão também são recomendados nesse tipo de situação. Encha uma banheira com água fria e acrescente algumas gotas de vinagre ou de óleos feitos a partir de plantas medicinais – como calêndula, lavanda e menta. Esses ingredientes, somados a água, irão estimular a regeneração da pele a anular a infecção.

Caso prefira um tratamento a seco, uma boa e fácil opção é o amido de milho. Ele irá criar uma camada fina de ressecamento, além de absorver a umidade e o suor da pele, que quando em contato com a queimadura causaria um grande desconforto, devido ao ácido. Se bolhas ou lesões tiverem se formado na queimadura, esse método não é recomendado.

Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio para evitar a queimadura solar. O ideal é que você sempre proteja a sua pele com um protetor solar, mesmo quando o sol não estiver muito forte. Se a ferida estiver muito dolorida ou com bolhas e outros lesões, procure um médico, que indicará o melhor tratamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!