Motivação

Dia Mundial do Meio Ambiente: preservação interfere na saúde

Por Redação Doutíssima 05/06/2015

Criado em 1972 em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho. A cada ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para que a conscientização da preservação da natureza seja divulgada. Em 2015, o tema é Água e Desenvolvimento Sustentável.

 

Objetivos do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente tem quatro objetivos específicos definidos na sua data de instituição. São eles:

dia mundial do meio ambiente

Produzir menos lixo no dia a dia pode ser uma forma de preservar o meio ambiente. Foto: iStock, Getty Images

1. Questões ambientais

Mostrar o lado humano das questões ambientais.

2. Capacitação

Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável.

3. Compreensão

Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos pensem em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais.

4. Obter parcerias

Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e próspero.

Alertas no Dia Mundial do Meio Ambiente

O cuidado com a natureza é tão importante que existe um órgão chamado PNUMA, O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que é uma agência das Nações Unidas focada em questões ambientais.

Em um relatório do PNUMA chamado GEO5, lançado em 2012, são mencionados muitos dados relevantes e preocupantes quanto a conservação que deveria ser lembrada todos os dias, e não apenas no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Uma das grandes preocupações é quanto ao uso de água potável. O mundo está a caminho de cumprir o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio em relação ao acesso à água, mas 2,6 bilhões de pessoas ainda não têm acesso a saneamento básico, ficando expostas a problemas de saúde relacionados à insalubridade.

Ainda sobre o uso da água, o progresso é notável, mas existe a consciência de que há um limite da sustentabilidade dos recursos hídricos. Isso porque a demanda de água continua a aumentar sem que haja consumo sustentável.

O ritmo de consumo de água mais que dobrou entre 1960 e 2000, sem que as fontes de água potável crescessem em tal velocidade. Por isso, a temática deste Dia Mundial do Meio Ambiente.

O relatório ainda menciona que água, energia e a proteção da saúde através da manutenção do meio ambiente estão diretamente ligadas. Fontes tradicionais de energia emitem gases nocivos, causando mudanças climáticas e comprometendo a abundância de água potável.

 

Quanto à preservação da camada de Ozônio, o documento indica que houve progresso significativo da meta acordada através do Protocolo de Montreal. Houve uma redução drástica na produção e no uso de substâncias que destroem a cama de ozônio desde 1994.

A camada de ozônio é responsável por absorver os raios nocivos do sol, evitando que eles causem problemas de saúde como o câncer de pele.

Mas é  preciso lembrar da preservação ambiental todos os dias, não apenas no Dia Mundial do Meio Ambiente. Não desperdiçar recursos naturais, como a água, é fundamental para o bem-estar do planeta.

Outro item de alta importância na preservação da natureza é a quantidade de lixo tóxico e não biodegradável que o ser humano produz. Produzir menos lixo e consumir de forma mais consciente é o caminho para um planeta mais saudável, com pessoas saudáveis.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!