Ter um treino para antebraço pode ser fundamental para seus resultados na academia. Esse grupo de músculos desempenha um papel essencial no desenvolvimento da força e da capacidade para fazer exercícios. Além disso, alguns exercícios para o antebraço ajudam a prevenir muitas lesões do dia a dia.
Por que ter um treino para antebraço?
Se você tem dúvidas da importância do treino para antebraço e acha que os exercícios que você faz para os braços já são suficientes, é melhor repensar sobre o assunto. O antebraço reúne um grupo de cerca de 20 músculos, que ficam entre a mão e o cotovelo e precisam ser trabalhados.
Esses músculos que são responsáveis por regular o movimento do pulso, dos dedos e do polegar permitem que as mãos possam ficar viradas para cima e para baixo.
Por isso, manter a boa saúde da musculatura do antebraço é fundamental e importante para quem faz trabalhos manuais repetitivos, como os massagistas ou os digitadores, e até mesmo para quem simplesmente passa horas manuseando o computador.
Com um treino para antebraço regular, é possível prevenir algumas lesões por esforço repetitivo ou doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho, as famosas LER/DORT.
O exercício, segundo informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), ajuda a fortalecer a musculatura, evitando complicações e condições como tenossinovite ou síndrome do túnel do carpo.
Além disso, para os fisiculturistas e entusiastas, esse tipo de treino auxilia a manter a musculatura do corpo em dia. Outros pontos positivos podem ser vistos na força das mãos e na maior amplitude de movimento, essenciais para quem gosta de utilizar bastante peso na academia.
Como fazer um treino para antebraço
O melhor tipo de treino para antebraço é o que usa pesos. Se você nunca trabalhou esse grupo muscular, deve iniciar com um peso pequeno e ir aumentando gradualmente. Lembre-se que antes de fazer qualquer tipo de treino na academia é preciso conversar com seu instrutor.
Basicamente, para um treino para antebraço, é necessário trabalhar três movimentos. Veja alguns exercícios capazes de ajudar a fortalecer essa parte do corpo:
1. Rosca inversa
Use uma barra ou dois halteres, segurando-os com as palmas das mãos para cima, a uma distância semelhante à largura de seus ombros. Então, levante o peso sem mexer os cotovelos, até que os antebraços fiquem na vertical. Volte para a posição inicial lentamente.
2. Rosca martelo
Use dois halteres, segurando-os junto a si com as palmas das mãos viradas na direção do seu corpo. Agora, levante os halteres de forma alternada, até que o braço fique na vertical para cima com o polegar apontando para o ombro. Volte para a posição inicial.
3. Rosca pulso
Para esse exercício, use uma barra sem peso ou com pouca carga. Sente-se em um banco com as pernas na linha dos ombros. Segurando a barra com as palmas das mãos viradas para cima, posicione seus antebraços em cima das coxas.
Depois, deixe a barra escorregar na palma da mão o máximo que conseguir segurar. Em seguida, mova a barra para cima com a força dos pulsos e sem tirar os antebraços do lugar. Volte lentamente para a posição inicial.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!